Podem participar do concurso promovido pelo governo estadual de São Paulo estudantes e profissionais do setor, além de formados na área de Saúde.
Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), de São Paulo, o concurso Moda Inclusiva segue com as inscrições abertas para a edição de 2016 até 10 de junho. Podem participar estudantes matriculados em faculdades, escolas técnicas e cursos livres de Moda e áreas afins; profissionais de Moda e Design; e profissionais formados na área da Saúde. A disputa está aberta para candidatos de qualquer parte do Brasil e do exterior.
Como nas edições anteriores, os candidatos devem propor três looks, cada um com seu respectivo croqui e ficha técnica. Serão selecionados 20 trabalhos, cuja lista será divulgada em agosto. A apresentação ao público na forma de desfile é realizada, geralmente, em novembro, na capital paulista, em data e local a serem definidos.
Para execução dos figurinos dessa oitava edição do concurso, os candidatos receberão oito metros de tecido fornecidos pela Vicunha, apoiadora do evento desde o início. Do desfile final, serão escolhidos os três melhores, que serão premiados. Mas, apenas o primeiro lugar recebe como prêmio estágio remunerado de um mês na Vicunha.