Foram escolhidos dez universitários da área de Moda para criarem propostas a partir do conceito de sustentabilidade, e cujo resultado foi exibido essa semana.
A rede varejista Pernambucanas patrocinou projeto do Instituto Focus Têxtil que selecionou dez universitários da área de Moda para criarem propostas inovadoras de roupas baseados no conceito de sustentabilidade. A partir de materiais da própria empresa, como resíduos e sobras da sala de amostra, os jovens foram desafiados a conceber uma micro coleção da qual foi escolhida a peça mais emblemática para compor a exposição que integrou as atividades do Focus Fashion Day, evento de apresentação de lançamentos de um dos maiores distribuidores de tecido do Brasil, realizado essa semana na capital paulista.
Sob a curadoria do estilista Walter Rodrigues, os jovens passaram por uma seleção entre setembro e novembro atendendo ao edital do Focus Design Visions aberto pelo instituto, que captou recursos via a lei Rouanet. “Com esse projeto, queremos mostrar aos estilistas para olharem os estoques de sua empresa e se inspirarem. Dar um novo lugar para esse material tão rico e muitas vezes desperdiçado”, afirmou o curador do projeto em vídeo de apresentação.
Segundo a empresa, o Focus Fashion Day reuniu mil pessoas no Teatro Bradesco, em torno da edição que mostrou os lançamentos para a temporada de verão 2017/2018, além de contar com palestras sobre tendências em formas e estampas para os mercados masculino e feminino na estação. Também contou com da Focus homenagem a Paulo Borges pela contribuição dele à indústria da moda brasileira.