Unifor vence concurso do Dragão

Coleção da federal do Ceará juntou Frida Khalo e a festa do dia dos mortos mexicana, com flores e couro.

Estudantes de Moda da Unifor (Universidade Federal de Fortaleza) venceram o Concurso dos Novos, promovido pelo Dragão Fashion, evento de moda autoral realizado anualmente no Ceará. Com a coleção Soul Frida en Viva los Muertos, os alunos juntaram o penteados e as flores coloridas de Frida Khalo com as fantasias e máscaras usadas na festa mexicana do dia dos mortos em silhuetas de corte moderno. Nos materiais, couro e estampas discretas. Receberam pelo primeiro lugar prêmio de R$ 8 mil.

Os três primeiros lugares foram anunciados no encerramento do evento, decorrido de 4 a 7 de maio, em Fortaleza. O segundo lugar ficou com o Centro Universitário Senac de Santo Amaro, de São Paulo, que escolheu o frio peruano para compor coleção colorida para homens e mulheres, baseada em sobreposições. Para terceiro lugar, foi escolhida a coleção masculina criada pela dupla do IESB, de Brasília, que optou por desenvolver modelos de alfaitaria, com os blazers trabalhados com estampas étnicas da Colômbia que desciam a partir dos ombros.

Equipes de oito faculdades de diferentes partes do Brasil foram selecionadas para desfilar nos dois primeiros dias do Dragão Fashion, com coleções que deveriam seguir o tema Sangue Latino e incorporar na produção matérias-primas empregadas em trabalhos artesanais do continente, como linhão, couro, lã. Crochê, bordados, tricô foram técnicas que fizeram parte da passarela. Além dos três primeiros, participaram dos desfiles: o Idecc (Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará), a Faculdade Senac Porto Alegre (RS), a UFC (Universidade Federal do Ceará), a Unama (Universidade da Amazônia) e a Universidade Estadual de Maringá (PR).

A latinidade e a valorização do artesanato cearense também circulou pela passarela do Dragão Fashion, na maior parte das 22 coleções profissionais apresentadas, incluindo a colombiana Lenerd, toda baseada em tricô feminino. Denim e sarja também estiveram entre os materiais empregados em trabalhos de moda autoral de Lindebergue Fernandes, André Sampaio e Ronaldo Silvestre.


Leia também
:: Jeans na passarela do dragão 2016
:: Dragão discute aproximação Brasil e Colômbia
:: DFB vai discutir moda na América Latina