As novas unidades, localizadas no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo (SP), vão abrigar a Henri Rene Christian, voltada para o público masculino, e a Aramis Femme
Depois de consolidar a Aramis Menswear, o Grupo Aramis lançou outras marcas e, agora, traça plano de expansão por meio do canal de varejo, combinando lojas próprias e franquia. Em novembro, o grupo abre duas flagships no Shopping Vila Olímpia, novo centro de compras da capital paulista com inauguração prevista para o próximo mês.
Uma das lojas-conceito é a primeira da outra marca masculina do grupo, a HRC, iniciais de Henri Rene Christian, dono do grupo VCI que congrega a Highstil, que fabrica malha e confecciona pólos e camisetas masculinas; a Aramis Menswear; e a Aramis Femme. A segunda flagship foi concebida para abrigar a coleção feminina.
Apresentada ao mercado com a coleção do verão 2010, lançada há dois meses, a HRC comercializa os produtos atualmente através de 120 multimarcas espalhadas pelo Brasil. Para 2010, a marca planeja a entrada no mercado de franquias. “Queremos a expansão da HRC por meio da abertura de franquias e nos próximos dois anos atingir pelo menos metade do número de lojas e multimarcas que vendem a Aramis Menswear”, conta Richard Stad, diretor comercial e de marketing do grupo.
A Aramis conta, hoje, com 15 lojas de varejo e cerca de 350 multimarcas. De acordo com Stad, o formato das franquias poderá incluir lojas que comercializem produtos das duas marcas masculinas do grupo: Aramis e HRC.
Com produção terceirizada, a marca terá duas coleções anuais de até 300 modelos cada uma, sendo até 40 deles feitos em denim. Direcionada para o público masculino acima de 25 anos, a HRC foi criada como uma oportunidade de juntar os estilos casual e social, dando mais opções para combinação entre os produtos das coleções.
As calças jeans da marca variam entre três opções de modelo – skinny, super skinny e mais solta -, com lavagens sóbrias. “Desenvolvemos as peças de acordo com o tipo de público para o qual a marca foi criada. O estilo de vida jovem é o que define melhor o perfil HRC, que tem roupas para o dia-a-dia de trabalho e para momentos de lazer”, diz Stad.
Na coleção de estreia, do verão 2010, o jeans aparece com bases claras em tons de azul com efeitos estonados e de used leve. Bermudas em denim e sarja também compõem a linha, em tons terrosos e de verde, além de estampas xadrezes. Camisas, pólos e blazers completam a coleção, que tem o ator Júlio Rocha como estrela da campanha.
Linha jeans ganha espaço
Em busca de abrir a marca para um público mais abrangente, a Aramis Menswear desde 2001 tem implementado diferentes linhas dentro da marca. Conhecida pelo estilo social desde sua entrada no mercado, em 1995, a marca lançou há cerca de dois anos a linha Aramis Jeanswear, cujas vendas quadruplicaram nos últimos 12 meses, garante o diretor, sem revelar o volume negociado.
“Passamos a dar mais atenção a lavagens e modelagens do jeans e o retorno foi bom. Os clientes que viram as mudanças na marca gostaram do produto e, além de passar a comprar esse novo tipo de roupa, se fidelizaram ao denim Aramis”, explica Spad. De acordo com ele, a linha em denim representa, hoje, cerca de 40% das coleções da marca.
Conquistando o público feminino
Há pouco mais de dois anos no mercado, as coleções da Aramis Femme, marca do grupo dedicada ao público feminino, são comercializadas por 150 lojas multimarcas de todo o Brasil. “Com a abertura da flagship no shopping Vila Olímpia esperamos mais sucesso e proximidade com a consumidora da marca”, conta Nicolle Stad, diretora geral da Aramis Femme.
Ela avalia que a loja ajudará na expansão prevista. Seguindo a proporção de crescimento da marca desde seu lançamento, a empresa projeta crescimento de até 35% na rede de multimarcas, alcançando cerca 200 pontos em 2010.
Dividida nas linhas casual, alfaiataria e festa, a marca feminina tem cerca de 35% de suas coleções feitas em denim. Para o desenvolvimento das coleções, a equipe prospecta novidades em cidades como Nova York e Miami, nos Estados Unidos; Milão, na Itália; Paris, na França; Londres, na Inglaterra; e Barcelona, na Espanha.
“Na coleção, cerca de 80% das peças são comerciais e o restante é mais conceitual. Dividimos os modelos em jeans por cintura baixa, média ou alta, e temos pernas skinny, reta e pantalona. Na parte mais conceitual, entram as saruel, por exemplo”, explica a diretora. De acordo com ela, as lavagens no denim são discretas e limpas, pois, a marca opta por detalhes diferenciados de acabamento, como a aplicação de cristais Swarovsky, empresa da qual é parceira há dois anos.
fotos: divulgação