Lavagem skybleach marca o próximo verão

Na segunda edição do Laundry Lab, organizado pela Vicunha, nove lavanderias elegem suas tendências preferidas

Para o lançamento da coleção do verão 2012, a Vicunha voltou a organizar o Laundry Lab, área reservada a fim de que lavanderias brasileiras apresentem suas propostas de efeitos e lavagens para a estação. O evento que começou ontem, 17, na capital paulista, termina na sexta-feira, 21. Com o objetivo de mostrar os principais processos da temporada, o portal GBLjeans entrevistou nove lavanderias e foi pedido que escolhessem duas peças-conceito entre todas à mostra. Confira o resultado.

#Clarear

De Londrina, no Paraná, a lavanderia conta com 30 clientes em carteira e lava 200 mil peças por mês para marcas como Richard’s, Sawary e Loony. Em relação aos efeitos, o skybleach é o destaque, entre outras intervenções como puídos, hiper destroyed, lixados com bigode, corrosão localizada e pinado, aplicações de patches, explica Laércio J. Rockenbach, diretor comercial da empresa.


#Comask

Com lixado local e irregular, used local e regular, puídos, rebolos, corrosão manual, microcorrosão, clareamento, estonagem e aplicação de patch, a Comask, lavanderia de Sorocaba, interior de São Paulo, atende 30 clientes atualmente, entre os quais, Calvin Klein, Animale, Levi´s, Khelf e Forum. São 120 mil peças processadas por mês, todas em denim, segundo Dayler Barros, gerente de contas.


#Dinâmica

A lavanderia paranaense, de Maringá, lava 240 mil peças por mês, sendo que desse volume, 220 mil são de peças em denim e 20 mil de tinturado. Tem entre seus clientes Ellus, Sawary, Lado Avesso, Assédio e Loony. Fernando Borin Chiquetti, gerente comercial da empresa, explica que os efeitos usados foram de respingos feitos com aplicação localizada de resina (calça de lavagem mais clara), para dar a impressão de manchas de óleo, além de lixados, tanque 3D, puídos, estonagem, marmorizado e skybleach.


#Fama

A lavanderia de Brusque, em Santa Catarina, processa 180 mil peças por mês, 90% delas em denim e 10% em sarja. Michael Limas, coordenador de desenvolvimento, conta que atende as marcas Forum, Triton e Colcci. Os efeitos escolhidos são bigode a laser, used, efeitos de estria, dirty e destroyed escuro. Há, também, detonados, used parcial e tingimento (para sarja).



#Laundry

A lavanderia carioca tem o foco em processos artesanais, trabalhando com prints, estonagem com enzima, estamparia e outros. Conta com 160 clientes, dentre eles Cantão, Animale e Oskley. São 80 mil peças lavadas por mês, sendo que, deste volume, 50 mil peças são em jeans e o restante em malha, conta Horlan Gentil, designer da empresa. Ele elegeu o trabalho com cores como símbolo do verão, na calça com efeito de tinta escorrida e os respingos coloridos aplicados no microshorts.


#Maqlav

Em parceria com a Roma Indústria, a Maqlav apresentou como peça-conceito o vestido tomara-que-caia, com botões na frente, lavagem em degradê e o short feminino trabalhado com leve skybleach e puído localizado.



#MM Lavanderia

Oriunda de Colatina, no Espírito Santo, a antiga Mimo tem 19 clientes atualmente, entre eles M. Officer, Lei BSC, Fiorucci, Cobra d´Água e Vide Bula. São 220 mil peças lavadas por mês, dentre as quais 88% são em denim, conta Marcos Batista, coordenador de desenvolvimento de produção e designer da lavanderia. As peças são carregadas com efeitos de skybleach, lavagem com pastilhas de cloro, o que revela um tie-dye disfarçado, além de desgastes diferenciados.



#Pluma

Lavanderia do Paraná, de Cianorte, tem 25 clientes, dentre os quais Morena Rosa, Denúncia e Lado Avesso. Lava 200 mil peças por mês, sendo que 80% são de peças em denim e 20% em brim PT. Os efeitos utilizados nas peças são resultados de trabalho a laser, detonados, bigode 3D, desgastes localizados e patch em xadrez, explica Robson Goes, gerente comercial da empresa.



 

#Wash Brasil

Com duas unidades, uma em Juiz de Fora (MG) e outra em Horizonte (CE), a lavanderia beneficia 200 mil peças por mês. Tem 35 clientes, como M. Officer, Iódice, Calvin Klein, Hering e Handara. João Carlos Franco, gerente comercial da empresa, aponta as tendências escolhidas: skybleach, used com sobretingimento, resina, bigode 3D e efeito levemente empoeirado.

fotos: GBLjeans