Marcas ampliam linhas de jeans sustentável

Marcas ampliam linhas de jeans sustentável

Youcom lança cápsula com material pré-consumo e Riachuelo opta por tecido com tingimento de base vegetal.

Duas marcas anunciaram que estenderam suas linhas de jeans sustentável, assim identificados pelo modo de produção ou pelo tipo de material empregado. Youcom e Riachuelo fizeram lançamentos nessa direção, com poucos modelos.

YOUCOM ESTREIA COM MATÉRIA-PRIMA PRÉ-CONSUMO

Marcas ampliam linhas de jeans sustentável

Ao final de 2020, a Youcom lançou o que chamou de “primeiro jeans circular de pós-consumo do Brasil”, em que usava tecido feito com a refibra de peças jeans descartadas. Agora lança cápsula composta por três modelos produzidos com tecido que incorpora na composição matéria-prima reciclada a partir de resíduos obtidos da etapa de corte de outras peças jeans. Ou seja, pré-consumo.

Para a primeira cápsula com essa característica, a varejista colocou à venda 2,6 mil peças, entre jaqueta cropped, calça no fit reta over e shorts hot pants.

Além do tecido especial, a varejista informa em comunicado distribuído à imprensa que a linha de jeans sustentável da marca recebe o selo Youcom Change. Na parte interna das peças incluiu uma estampa do tipo carimbo contendo informações sobre a história do tecido, destaca o informe.

“As nossas práticas de sustentabilidade, em especial de circularidade no jeans, são parte fundamental da Youcom e acompanha a marca desde 2014, quando lançamos o projeto Jeans for Change. Em 2021, inclusive, implementamos a coleta permanente de peças jeans em todas as nossas lojas físicas, que tem como objetivo fomentar que nossos clientes possam dar um destino novo para os jeans que não querem mais utilizar”, declarou no comunicado o diretor da Youcom, Claudio Barone.

RIACHUELO LANÇA NATURAL COLORS

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Com essa cápsula de jeans sustentável, a Riachuelo passa a ter duas linhas Natural Colors. Para essa iniciativa em jeans, a Riachuelo escolheu trabalhar com tecido da Vicunha que recebe tingimento de base vegetal. Lançou modelo de calça reta, com opção para mulheres (R$159) e meninas (R$139).

A base é o White Jeans, produzida com algodão responsável, cultivado com melhores práticas socioambientais e que leva o selo Eco Cycle Less Water, que indica economia de 20% de água no processo de fabricação. Nas cores, a varejista escolheu tons candy de lilás e verde, além do cru.

“A Riachuelo está engajada em oferecer produtos de moda com tingimentos naturais e orgânicos, essa coleção foi confeccionada em algodão responsável, com corantes extraídos de plantas e sementes, gerando um menor impacto ambiental. E a sustentabilidade aqui abarca desde o cultivo da matéria-prima até nossos processos produtivos, como a redução do consumo de água em até 90%, químicos em até 85% e utilização de energia 100% renovável”, declarou em comunicado à imprensa sobre o lançamento Valesca Magalhães, gerente executiva de sustentabilidade da Riachuelo.

fotos: divulgação