Youcom inicia ação de jeans circular

Youcom inicia ação de jeans circular

Primeiro produto será um modelo de calça feminina a ser lançado em dezembro, produzido com denim feito de fios de outros jeans.

Youcom inicia ação de jeans circular

Varejista de moda jovem do grupo Renner, a Youcom inicia ação de jeans circular. Em palestra no evento de abertura da Denim City São Paulo, da qual é uma das empresas patrocinadoras, a marca anunciou que lança em dezembro o primeiro modelo de calça feminina de denim feito a partir de outros jeans. “É o primeiro jeans circular de pós-consumo do Brasil”, afirmou Bárbara Barreira, gerente de estilo da marca, à audiência.

O lote de jeans circular terá 600 calças. Conforme cálculo da empresa, equivaleria a 900 quilos de material recuperado que, sem essa intervenção, seriam descartados. A base dessa ação foram as peças de denim arrecadadas em ações anuais da marca desde 2016. Pelas contas da empresa, até 2019, reuniu 3 mil peças.

Para divulgar a iniciativa do jeans circular, a Youcom preparou vídeo explicativo que mostra cinco passos. O primeiro corresponde ao trabalho de separar as peças por cores e estado de preservação. Só, então, os aviamentos, como botões e etiquetas, são retirados e levados para reciclagem. É o que chamam de etapa de descaracterização.

Depois da triagem, as peças vão para o parceiro industrial, que faz a desfibragem. No processo, as fibras de material usado são misturadas com algodão novo para produção do fio que deu origem ao tecido denim com o qual as calças foram confeccionadas. De acordo com Bárbara, a calça foi pensada para retornar ao processo depois concluído o ciclo de vida dela.

Destacou, ainda, que para os efeitos de marcação do jeans visou baixo consumo de água, com emprego de laser e ozônio. E do total de água empregado, 75% correspondem a água de reúso.

SELO YC CHANGE

A calça jeans circular chegará ao mercado sob o selo YC Change, criado no ano passado. As iniciativas não pararam com a pandemia. Em agosto, a Youcom lançou cápsula de camisetas, cujas estampas foram desenvolvidas por jovens ilustradoras do Brasil. Elas responderam com imagens à pergunta ‘como é o mundo para uma mulher em transformação’.

Em setembro, outra cápsula. Desta vez, com jeans produzido pela técnica de upcycling. Até o final de novembro, a intenção é lançar cápsula tie-dye, com o que a marca chama de ‘tingimento natural’.