Verão 16: Vicunha aposta em tecnologia.

Lançamentos abrangem o super stretch, como os da nova linha Perfect Denim, e o resgate do passado com a linha True Denim, feita com técnicas atuais; além de outras novidades.

Dentro da coleção do verão 2016, a Vicunha empacotou uma série de novidades. São 39 lançamentos em denim, nove deles estampados; cerca de dez na sarja lisa, mas que entre cores e acabamentos pode chegar a trinta lançamentos; e a larga família de estampados, que ficou ainda maior com a liberação de 45 novos desenhos, somando 142 opções. Os novos produtos serão mostrados na edição do ViPreview, evento que dura três dias, marcado para 4, 5 e 6 de novembro, no showroom da empresa na capital paulista.

Segundo Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha, a principal característica da nova coleção é o uso da tecnologia na construção do tecido, no tipo de fio usado, no tingimento, nas técnicas de acabamento e estamparia. “A proposta é de inovação aliada ao conceito de sofisticação e conforto”, diz a executiva, acrescentando que a campanha preparada para a estação vai enfatizar o movimento do corpo e as expressões artísticas.

Em sua palestra sobre tendências para o verão 2016, Lorena Botti, cool hunter da companhia, trata de aspectos de estilo, salientando que em termos de tecido a estação pede no denim tecidos leves e brilhantes, aplicados em camisas, macacões, saias e pantalonas; quando o denim é trabalhado cru, “as bases devem ser nobres, de construção diferenciada”, defende ela. A sarja também é leve com textura, obtida tanto pelo processo de construção quanto de acabamento, diz. As estampas trabalham folhagens, formas arquitetônicas, elementos românticos e do mundo dos esportes.

Na lavanderia, predominam a combinação intensa de processos e técnicas já conhecidos para obter resultados diferenciados, e a intervenção de cores, mesmo no denim. A preocupação básica, especialmente do próximo verão, é trabalhar em lavanderia com processos que demandam a menor quantidade possível de água, seja usando equipamentos modernos, como os de marcação a laser, seja com o emprego de produtos químicos inovadores, enfatiza Fábio Felix, da área de lavanderia da Vicunha.

Perfect Fit
Sob a abordagem da liberdade de movimentos adotada pela empresa para a temporada, o principal lançamento é a linha Perfect Fit, para o denim. A construção dos tecidos usa fios de trama com tecnologia Duo Core, que contém elastano e filamento de poliéster T400, que proporciona grande elasticidade e pronta recuperação, evitando deformidades nas calças, por exemplo, por sobra de tecido nas regiões de maior movimento, como os joelhos. Em dois dos lançamentos – Gisele e Gisele Dark – o filamento é recoberto com algodão, enquanto em outros dois – Nicole e Stiller – é revestido por viscose, deixando a superfície do tecido com toque macio.

“Esses artigos são feitos com fiação convencional, com corantes de puro índigo, tem todo o melhor da tecnologia agregado nessa linha”, ressalta Patrícia Ribeiro, gerente de produto da área de denim. Apesar da aplicação óbvia em modelos femininos, Patrícia não descarta o uso no masculino. “O shape super ajustado no Brasil ainda não é comum, como está acontecendo na Europa”, afirma.
:: Gisele: 9,2oz | 90% algodão, 8% poliéster (T-400), 2% elastano | power de 43%
:: Gisele Dark: 9,5oz | 90% algodão, 8% poliéster (T-400), 2% elastano | power de 40%
:: Nicole: 9oz | 53% algodão, 34% viscose, 11% poliéster (T-400), 2% elastano | power de 44%
:: Stiller: 8,6oz | 53% algodão, 34% viscose, 11% poliéster (T-400), 2% elastano | power de 24%

True Denim
Na ponta oposta aos tecidos super elásticos, a Vicunha fez o regaste do denim tradicional, 100% algodão, com fios convencionais, sem open end. Inclui o lançamento do Gregory, um 14oz de 1,70 metro de largura, recomendado para calças boyfriend e shorts submetidos a processos agressivos, como hiper rasgados ou bem detonados em lavanderia. É o tecido antigo aplicado a conceito moderno.

No Portman, de 9,5oz, a Vicunha usou construção panamá, “típica da encontrada em alfaiataria, que traz aparência de rusticidade ao tecido”, aponta Patrícia. O Bergen segue a linha do rústico, mas com construção cross ring em base de 9,5oz. E o Jon é um denim rígido de 10,5oz que recebeu aplicação de resina para dar toque flat.

(R)Evolution
É o equivalente na sarja do processo do Transforming Denim: a cor original muda de acordo com a intensidade dos desgastes físicos ou químicos (como used ou lixado) aplicados em lavanderia, explica Geisa Rocha, gerente de produto da área de brins da empresa. O primeiro tecido da linha é o Stormy lançado em quatro combinações de cores. Duas que a cor debaixo é um azul suave, sendo uma coberta por preto e a outra por um tom de oliva acastanhado. Uma terceira combina oliva por cima e verde claro por baixo e a quarta usa castanho de revestimento e laranja de fundo.
:: Stormy: 9,7oz | 98% algodão, 2% elastano | 32% de Power

Denim estampado
Linha foi ampliada com mais nove estampas, quatro delas na linha leve chamada de Shirting Collection. “Partimos para padrões maiores nesta estação”, aponta Cínthia Philodimos, designer da área de estamparia da Vicunha. Outra novidade são as estampas em bases da família Athletic Denim, com tecidos que assumem aspecto de moletom, entre as quais padrões que lembram o shibori, variação do tie-dye com técnica criada no Japão, e o sashiko, tipo de bordado japonês.

Segundo Cinthia, outra tendência assumida na estação são as estampas ganharem textura suave, especialmente nas bases elastizadas.

Sarja estampada
Família foi ampliada com mais 45 novos padrões de estamparia, alguns agrupados na família Ink Blue, de desenhos feitos com pasta índigo, outros submetidos aos processos encontrados na família Cromo Color, como o floral Anne e o fundo do mar do Rochelle, além de uma variedade de xadrez, “cujos desenhos passam a sensação de aflanelados ou de aparência de pesados em bases leves”, destaca Cinthia.

Mais novidades
O cardápio de lançamentos preparado pela Vicunha para o verão é bem vasto e inclui extensão de famílias já lançadas, como a nova versão para sarja colorida de base com o Emana, o fio com propriedades anti-celulite criado pela Rhodia; e os novos artigos a linha Athletic Denim. Além da exibição dos novos produtos e da palestra de tendências, a empresa convidou Vasco Pizarro, diretor de marketing da lavanderia portuguesa Pizarro, para falar de beneficiamentos realizados em lavanderia. Encerra o evento na quinta-feira, 6 de novembro, com apresentação do artista plástico britânico Ian Berry, que vem especialmente ao Brasil para falar sobre seu trabalho com retratos sobre o denim.

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