O volume 1 do projeto Expanding the Washing Concept chega ao mercado, junto com a coleção para o verão 2009
Duas vezes por ano, a Vicunha irá lançar um book especialmente destinado às lavanderias de jeans do Brasil, da Argentina e do Equador. O primeiro volume chega ao mercado este mês, fruto de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis meses, batizado de projeto Expanding the Washing Concept. Nesta primeira edição, traz 17 diferentes processos de lavagens, aplicados em 21 peças confeccionadas com sete artigos da Vicunha – quatro de denim e três de brim.
“O objetivo com esse trabalho é oferecer às lavanderias informações sobre tendências de lavagens e efeitos especiais baseados no que há de mais atual em termos de processos”, explica Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha. Para a concepção desse projeto, a tecelagem fez parceria com nove fornecedores de produtos químicos, alguns em dobradinha com o distribuidor (Basf/Newco; CBA; CHT; Clariant; DyStar; Huntsman/AGS; Inpal; Pulcra/Splashcor; Quimisa), e com a Nalco, empresa especializada em sistemas para tratamento de água.
Pelo acordo acertado, os fabricantes fornecem os produtos químicos empregados nos diferentes processos de lavagens, tendo trabalhado em conjunto com técnicos da Vicunha na lavanderia escolhida para piloto, a fim de ajustar as receitas. O trabalho próximo foi necessário porque numa mesma peça foram usados, por exemplo, produtos de quatro fornecedores diferentes (resinagem, desengomagem, tingimento, amaciamento).
Feito esse trabalho de base, a Vicunha junto com os parceiros do projeto selecionaram 20 lavanderias no Brasil, de estados variados, que receberam calças para serem beneficiadas, mais os produtos químicos necessários para essa produção e a presença de um técnico da tecelagem durante uma semana para tirar eventuais dúvidas e auxiliar nas adequações de processos. Cabe à equipe da Nalco, fazer as análises de qualidade e das propriedades da água empregada pelas lavanderias nos processos. Em contrapartida, essas lavanderias manterão as peças processadas expostas em suas áreas de showroom, devidamente identificadas.
Além do corner Expanding the Washing Concept dentro do showroom da Vicunha, serão distribuídos mil exemplares do book entre lavanderias dos três países. “Esse é um projeto inovador, porque envolve a transferência de know how das empresas participantes para as lavanderias. E esperamos que agregue valor à cadeia têxtil”, acentua Renata.
fotos: GBLjeans