Com o início da temporada de lançamentos da próxima estação, reunimos dicas para escolhas acertadas. É um panorama abrangente que mostra em quais modelos, efeitos, lavagens e acabamentos a loja deverá investir para não morrer com o mico na mão. Confira o jeans que mulheres, homens e crianças vão querer
De meados de novembro em diante começa a maratona de lançamentos das coleções destinadas ao inverno 2013. As lojas multimarcas que vendem jeans, quase todas, enfrentam o desafio de compor um mix de peças jeans que acompanhe as tendências e atenda às necessidades dos clientes em estilo e grana. São escolhas difíceis, mas, a gente ajuda fazendo uma cola para você levar quando for às compras para abastecer às prateleiras da loja. Confira o jeans que mulheres, homens e crianças vão querer.
Primeira coisa para ter em mente é que o inverno vai brincar com contrastes de formas – especialmente para as mulheres. O que isso quer dizer? Se a parte debaixo for justa, como um jeans skinny ou jegging, a parte de cima deverá ser volumosa. O volume pode estar no tipo de modelagem, como o corte em A ou evasê, ou nos detalhes de babados e franjas.
Esqueça o color blocking, mas, fique atento porque o inverno continuará colorido, escorregando para as combinações bicolores. No jeans, essa tendência é atendida, por exemplo, com os modelos produzidos em tecido dupla face de avesso colorido, que já apareceram no verão, e vão se multiplicar pelas próximas estações, a julgar pelas prévias de coleção que as marcas deram para o GBLjeans. A tendência vale também para os homens e para as crianças.
Brilho. Vem resistindo nas últimas estações, sem dar pinta de que será diferente no inverno. A recomendação é ter peças brilhantes que combinem com outras em tom opaco. Procure jeans metalizado. As têxteis lançaram várias opções. A marca só não faz se não quiser. E algumas já colocaram o brilho, inclusive, no jeans das meninas. Além do tecido, o brilho fica garantido com o uso de spikes, tachas, paetês, strass e pedras em calças, shorts, minissaias e jaquetas.
Skinny: não dá para fugir dela para as mulheres. Procure, então, modelos com algum detalhe diferente, como recortes geométricos, especialmente na altura dos joelhos.
Skinny e slim fit para os homens. Esqueça os cortes tiozão, com a perna larga e comprida, com a barra amontoada sobre os sapatos. Os homens querem elegância, sobretudo os que estão na faixa entre 30 e 40 anos.
Tops 1. Inclua na compra colete de denim com corte de alfaiataria para as mulheres; também continuam o colete cut-off (tipo jaqueta jeans sem mangas) e o colete biker; casaco com franjas; casaco do tipo utilitário; slim blazer; blazer acinturado e de ombros marcados, mas sem os exageros dos 80’s; e duffle coat (veja a foto, se não sabe o que é).
Tops 2: Jaquetas não podem faltar em corte perfecto com recortes geométricos nos cotovelos; com corte tradicional; com corte oversized; em estilo college ou militar – para homens, mulheres e crianças. Os modelos que misturam denim e moletom representam uma boa opção para a criançada.
Tops 3: camisas de manga longa em denim – feminina, masculina ou infantil. Não podem faltar na cesta de compras. Alguns cuidados para selecionar como dar aos modelos que usam botão de metal caseado, e não de pressão.
Efeitos e lavagens. Passou o tempo de montar grade de jeans apenas baseado no conceito de lavagem clara, média e escura. O inverno pede denim claro, delavê, com efeito esfumaçado para deixar mais moderno; jeather (jeans com cara de couro) continua em cores diferentes; e jeans com textura de encerado e toque macio.
As sarjas coloridas perderam o tom vibrante do efeito banda Restart. Ninguém mais aguenta. Os coloridos do inverno deverão ser estonados, de costura marcada, fazendo contraste com a cor original do tecido.