O GBLjeans traçou um cronograma de inaugurações em todo o Brasil, listando 70 lançamentos previstos para o período em diferentes cidades brasileiras. Saiba como esses lançamentos podem interferir nos negócios
Desde o ano passado, o Brasil viu acelerar a construção de shopping centers. Eram 408 empreendimentos, em 2010, que saltaram para 430 em 2011, com a entrada em operação de 22 novos centros de compras, bem acima da média de 12 inaugurações por ano, registrada entre 2000 e 2010. A previsão da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) é encerrar o ano com 461 conglomerados comerciais, ou seja, mais 31 em relação ao ano anterior, com 16 deles a serem lançados entre novembro e dezembro. Para 2013, o ritmo das obras acelera com a entrada em operação de nada menos que 47 projetos. No ano seguinte, em 2014, quando a Copa do Mundo de futebol será realizada no Brasil, por enquanto, a previsão é de quatro inaugurações, e mais uma programada para o início de 2015.
Os consumidores, de modo geral, e as mulheres em particular, costumam preferir fazer compras em grandes centros comerciais. Por razões variadas, que vão da praticidade – como encontrar em um só lugar uma boa variedade de produtos – à segurança, passando por ambiente climatizado e estacionamento. Antes restritos aos grandes centros urbanos, o conceito de shopping center avança em direção a cidades menores, mas que tendem a atrair moradores de regiões do entorno, e onde o comércio de rua costuma ser mais forte. Ao mesmo tempo em que a concorrência se amplifica, a chegada de um shopping center na cidade pode representar oportunidade de expansão dos negócios. Se você tem uma loja de rua, cabe avaliar se vale a pena a mudança para o novo endereço ou mesmo abrir uma segunda loja.
Geralmente, os novos empreendimentos são erguidos com as chamadas lojas-âncora. No caso do comércio do vestuário, a concorrência pode apertar com a entrada de grandes redes como C&A, Riachuelo, Marisa e Renner. Também pesa a disputa com as franquias e lojas monomarcas que contam com giro alto. Se a loja multimarcas for pequena, migrar para o shopping center tende a se revelar uma opção pouco rentável. Mas, a chegada de empreendimentos desse porte altera o ritmo da cidade e a loja de rua terá necessariamente que se preparar para enfrentar a concorrência indireta.
Para ajudar na sua análise, o GBLjeans fez um levantamento detalhado sobre os próximos lançamentos, identificando cada uma das novidades em todas as regiões do país. Como sempre, o sudeste lidera a safra, sendo a previsão até 2014 de 39 novos empreendimentos na região. Em seguida, vem o nordeste com 12 inaugurações e o sul, com 11 shopping centers a serem abertos; enquanto o norte e o centro-oeste preveem oito novos centros, quatro em cada região.
Consulte o tabelão com a previsão de onde e quando os novos shopping centers serão abertos.
*Com pesquisa de Fávia Toledo