Primeira edição do evento encerra o semestre com palestras, lançamento de livro, gastronomia, oficinas criativas, ação solidária e prêmio a Ronaldo Fraga.
No sábado, 2 de julho, o IED (Istituto Europeo di Design) promove a primeira edição do Fashion Sunsets, evento que marca o fim do semestre com palestras, lançamento de livro, gastronomia, oficinas criativa, ação solidária e homenagem a Ronaldo Fraga, realizado na sede do instituto na capital paulista. Brasilidades é o tema que permeia esse encontro de dia inteiro em referência às características de criação do estilista mineiro. Do evento consta homenagem a ele com a entrega do prêmio Ícone da Moda.
Criado pelo IED para celebrar a obra de protagonistas da indústria da moda, o prêmio atualmente em sua quinta edição, já foi concedido ao designer e empreendedor Elio Fiorucci (2012), Costanza Pascolato (2013), Amir Slama (2014) e Jum Nakao (2015). “O Brasil procura um caminho para sua identidade no século XXI, como celeiro de criativos e exportador de cultura. Qual é esse novo conceito de brasilidade? Encontramos muitas respostas no trabalho inspirador de Ronaldo Fraga, que temos a honra de homenagear nestes 50 anos de IED no mundo”, declarou Victor Megido, diretor do IED Brasil, em comunicado ao mercado.
Partidário do consumo responsável, o instituto ampliou uma ação iniciada timidamente no Modacamp do ano passado como brechó de roupas e acessórios. Para o Fashion Sunsets foi montado um projeto com voluntariado de alunos, coleção criada a partir de materiais reutilizados, oficinas e o bazar. Toda a renda obtida com essas atividades será revertida para a ASA (Associação Santo Agostinho), que atende cerca de 1.400 pessoas, entre crianças e idosos, em situação de vulnerabilidade e risco social na cidade de São Paulo.
Também haverá uma mostra com trabalhos selecionados entre alunos e ex-alunos o IED que tenham marcas próprias e vão poder comercializar seus produtos, como itens de vestuário, acessórios ou objetos. Compõe a programação, ainda, o lançamento do livro Museus e moda: acervos, metodologias e processos curatoriais, organizado pela professora do IED e fundadora do MIMo – Museu da Moda e da Indumentária, Marcia Merlo.