Setor mantém desempenho acima da média do varejo geral em junho e no acumulado do ano.

Enquanto o varejo nacional enfrentou em junho o terceiro mês seguido de retração nas vendas, o setor de moda manteve desempenho positivo no mês, consolidando o primeiro semestre de 2025 com crescimento acima da média geral. Conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o varejo de moda apresentou crescimento de 0,5% em volume de vendas e 0,8% em receita nominal em junho.
Dessa forma, o setor acumula alta de 5,5% em volume e 8,6% em receita, no primeiro semestre de 2025. O resultado corresponde a mais que o dobro do crescimento do varejo total no mesmo período.
Pelo balanço financeiro divulgado por seis das maiores empresas de moda do Brasil (Renner, Azzas, Riachuelo, C&A, Marisa e Veste), todas apuraram receita líquida acima dessa média do varejo de moda. Na maioria delas, com expansão de dois dígitos.
Nos últimos 12 meses, os resultados do varejo de moda também são consistentes. O volume de vendas de moda cresceu 5,5% e a receita nominal, 8%, no período.
O desempenho do setor reflete consumo aquecido combinado a estratégias de precificação dinâmica, aumento de preços, mudanças no sortimento e digitalização do canal de vendas por parte das grandes varejistas.
A média do crescimento do varejo de moda no primeiro semestre de 2025 também indica, no entanto, que nem todo o comércio do setor apresenta o mesmo desempenho robusto das vendas registrado pelos grandes varejistas.
VAREJO GERAL
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, o varejo brasileiro como um todo apresentou retração de vendas em junho. É o terceiro mês seguido em queda. Recuou 0,1% em junho em relação a maio.
Apesar disso, a receita nominal do varejo apresentou leve alta de 0,2% em junho.
No acumulado do primeiro semestre de 2025, o volume de vendas do varejo cresceu 1,8%, enquanto a receita nominal avançou 7,7%.
Em 12 meses, os dados mostram expansão de 2,7% no volume e 8,2% na receita.
NAVEGUE PELOS GRÁFICOS
Para outras análises, consulte os gráficos elaborados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE.
Também pode acompanhar o desempenho pela seção Indicadores de Moda.