Varejo paulista fatura menos

Estudo da Fecomércio aponta que em outubro, o faturamento real do comércio de roupas, tecidos e calçados subiu em relação a setembro, mas, caiu sobre outubro de 2013.

Dos R$ 46,7 bilhões de faturamento real apurado pelo varejo paulista em outubro, o comércio de roupas, tecidos e calçados contribuiu com R$ 4.030,7 bilhões, informa a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Fecomercio/SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), usando informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz). Sobre outubro de 2013, o valor representa aumento de 3,9%.

Comparado a outubro de 2013, entretanto, revela queda no faturamento real de 3,9%, seguindo a média do setor que recuou 3,8%, mostra a pesquisa. Já o estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) informa aumento de 0,50% no mesmo período para o varejo de moda, por analisar a receita bruta. Essa nova queda mensal sobre o mesmo mês do ano anterior teria consolidado tendência de retração no nível da receita do varejo paulista em 2014 em relação a 2013, avalia a assessoria econômica da Fecomercio/SP.