Vendas do varejo de moda caem em fevereiro

Vendas do varejo de moda caem em fevereiro

Baixa de 6,3% em relação a janeiro eleva a perda acumulada no ano e em 12 meses.

Vendas do varejo de moda caem em fevereiro

Após 15 dias desde a liberação dos resultados de janeiro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga os resultados de fevereiro da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio). Pelo levantamento, as vendas do varejo de moda caem 6,30% em volume durante fevereiro quando comparadas ao mês anterior.

É a maior variação negativa entre as oito atividades monitoradas pela pesquisa. Só teve perda maior que moda, que inclui lojas de vestuário, calçados e tecidos, o comércio de artigos e equipamentos para escritório (-10,40%).

“Tecidos, vestuário e calçados e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação são duas atividades de alta volatilidade, que estão variando muito nos últimos meses. Um fator que ajuda a explicar esse cenário é que janeiro foi um mês de muitas promoções, como estratégia de grandes empresas desses setores após novembro, com a Black Friday, e dezembro, com o Natal, terem sido meses de baixa. Promoções que não seguiram para fevereiro”, declarou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em comunicado do IBGE que analisa os resultados.

Em termos de receita nominal, a pesquisa registra a primeira queda do varejo de moda (-0,50%), depois de três meses em alta.

De modo geral, as vendas do comércio brasileiro ficaram praticamente estáveis, com pequena redução de 0,10% em volume. A receita nominal do comércio brasileiro subiu 0,30% em fevereiro.

QUEDA ACUMULADA

A despeito da forte alta de janeiro (27,90%), o acumulado dos dois primeiros meses de 2023 mostram que as vendas do varejo de moda recuam 3,50% na comparação com o mesmo período de 2022. Já a receita nominal da atividade expande 11,60%.

No mesmo período, o comércio brasileiro acumula alta de 1,80% em volume e de 9,30% em receita.

Em 12 meses até fevereiro, o varejo de moda acumula baixa de 1,60% em volume e alta de 14,60% em receita.

As vendas do comércio brasileiro como um todo também expandiram, com alta de 1,30% em volume e de 13,60% em receita.

NAVEGUE PELOS GRÁFICOS

Acompanhe a variação, mês a mês, no ano e em 12 meses nos gráficos abaixo elaborados pelo GBLjeans com base na pesquisa do IBGE.