Empresa mira expansão internacional, com plano que inclui ampliação da fiação de San Juan, na Argentina.

A Vicunha faz 55 anos de atuação norteada por inovação, aprimoramento sustentável de seus processos e aumento da presença internacional. Cada vez mais pretende ser reconhecida como empresa Glocal, com relevância local e alcance global. Multinacional com operações industriais no Brasil, na Argentina e no Equador, a Vicunha revela que o planejamento de 2023 inclui a ampliação da fiação que atende a planta de produção instalada na província de San Juan, na Argentina.
No Brasil, são três parques industriais – dois no Ceará e um no Rio Grande do Norte. Também opera fábrica de denim no Equador. Além de manter operações administrativas em México, Colômbia, Peru, Holanda, Suíça, Espanha, Bangladesh e Sri Lanka.
O planejamento da companhia para os próximos cinco anos abrange a renovação de portfólio de produtos orientados às novas normas ESG exigidas pelas legislações europeias e a contratação de profissionais locais para agregar sua expertise e sustentar o objetivo estratégico na Europa.
JORNADA SUSTENTÁVEL
Fundada em 1967, a Vicunha faz 55 anos divulgando em 2022 seu primeiro relatório de sustentabilidade. O balanço socioambiental tem por base os dados de 2021. Entre os principais resultados registrados destaca a economia de mais de 83 milhões de litros de água e de 11 mil MWh de energia, além da compensação de 30 mil toneladas de CO2.
Em relação ao uso de matéria-prima virgem, superou 7 mil toneladas de reaproveitamento interno de fibras de algodão recicladas e reutilizadas dos resíduos gerados nos processos de fiação e tecelagem.
O documento ressalta dois projetos que reforçam o compromisso da companhia em reduzir continuamente o impacto de suas atividades ao meio ambiente e de impulsionar o desenvolvimento das comunidades onde atua.
O Projeto Pescar é uma das iniciativas de destaque, que foca na capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social nas comunidades do entorno das fábricas, com aulas de capacitação técnica e outras formações sociais. Alunos do projeto, inclusive, podem ser contratados pela Vicunha ao final do ciclo.
Já o projeto Pegada Hídrica mapeou o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans no Brasil, desde o plantio do algodão até o consumidor final. A iniciativa foi fundamental para promover a transparência na cadeia de moda e permitir identificar a situação atual de cada elo, possibilitando a criação de metas de redução do consumo de água e formas de compensação por meio de projetos socioambientais, destaca a empresa.
Dentro das fábricas, a biomassa se tornou a principal matriz energética utilizada para a geração de vapor. A Vicunha foi pioneira no setor quando, há 20 anos, passou a usar a casca de castanha de caju como combustível para geração de vapor.
FIOS SUSTENTÁVEIS
Na área de produtos, a Vicunha ressalta o esforço para o lançamento de soluções têxteis avançadas, que combinam desempenho, conforto e durabilidade. Cita como exemplo a linha Hemp, sendo a primeira têxtil brasileira a investir na fabricação de tecidos com fibras de cânhamo na composição, combinada a algodão. Lançada no final de 2021, a linha Hemp gerou parcerias e negócios relevantes, comenta a empresa.
A Vicunha foi a primeira têxtil brasileira a participar do Projeto SouABR, iniciativa de rastreabilidade, em larga escala, inédita na cadeia têxtil nacional, que oferece aos consumidores informações sobre a origem do algodão e o processo de produção da peça.
Já em parceria com a Calvin Klein Brasil as empresas criaram a coleção RECYCKLE, que utilizou o estoque obsoleto de camisetas para produzir um novo fio, dando origem a novas peças compostas por 72,4% de algodão padrão certificado e 27,6% de algodão desfibrado.
AVANÇOS EM MEIO SÉCULO

“Chegar aos 55 anos de atuação é uma ocasião muito especial. Estamos extremamente orgulhosos de comemorar esta marca de uma história que se confunde com a história da própria indústria têxtil brasileira”, diz Marcos De Marchi, CEO da Vicunha. “Este momento reflete a nossa trajetória e vamos continuar com o olhar atento para o futuro, crescendo no território local e global e com foco em desenvolver processos inovadores e mais sustentáveis, sempre visando a evolução do nosso setor”, finaliza De Marchi.
No balanço que faz de seus 55 anos, a Vicunha destaca a origem, responsável pela expansão dos polos de jeans no Brasil a partir do projeto pioneiro de fabricação de denim no nordeste, até a consolidação como um dos três maiores fabricantes de denim e denim colour do mundo.
“Reforçando o compromisso de ser protagonista na antecipação de tendências de mercado e na busca por oferecer produtos e soluções inovadoras para toda a cadeia produtiva da moda, a Vicunha inaugura em 2023 o V.Laundry”, informa a companhia. Com tecnologia de última geração em serviços customizados com foco em sustentabilidade, design e lavanderia, o V.Laundry está localizado em Maracanaú, no Ceará, em uma área de 2,3 mil metros quadrados.
O espaço, primeiro deste tipo na América Latina, funciona como um hub onde clientes poderão testar nos tecidos Vicunha diferentes tipos de acabamentos, lavagens e construir suas coleções com base nas mais novas tendências do setor. Conectado com os escritórios da companhia ao redor do mundo, o espaço tem como proposta atender todos os mercados onde a Vicunha opera.
fotos: Acervo Vicunha
Conteúdo patrocinado pela marca