Ranking do quarto trimestre mostra que os fãs de moda reavaliam o valor das marcas de luxo embaralhando posições.
Ranking trimestral que aponta as marcas de luxo mais quentes em função da procura dos compradores, o Lyst Index do quarto trimestre firma a Miu Miu como a marca de 2024. Ficou em primeiro lugar por três trimestres do ano do ranking, só perdendo posição no segundo trimestre para a Loewe. A maior variação de lugares embaralha a partir do top5, como reflexo do comportamento dos fãs de moda de luxo que ao longo do ano descobriram ou resgataram marcas mais acessíveis.
“Este trimestre vê dois novos participantes (UGG e Cos), algumas histórias de sucesso sazonais e alguns saltos dramáticos para cima e para baixo no gráfico das Marcas Mais Quentes”, resume o relatório da Lyst, a plataforma de vendas de moda que atrai 200 milhões de compradores por ano. A partir desse enorme conjunto de dados em moda, a empresa criou uma fórmula que avalia a temperatura de marcas e produtos a cada três meses.
O resultado é o Lyst Index com um ranking das 20 marcas mais quentes do trimestre e os 10 produtos mais quentes do período.
DESEMPENHO DE MARCAS
Depois da líder Miu Miu, o Lyst Index mostra a Saint Laurent no 2º posto e a Prada (do mesmo grupo da Miu Miu) em 3º. A Loewe em 4º representa queda de duas posições em relação ao ranking anterior.
Mas o principal destaque é a Coach que sobe dez posições em relação à lista anterior para assumir como a 5ª marca mais quente do mundo. A Lyst atribui o avanço “à estratégia bem executada para se conectar autenticamente com os clientes da Geração Z, com a demanda aumentando em impressionantes 65% trimestre a trimestre e 332% ano a ano”. Descontos competitivos durante o pico da temporada de vendas atraíram mais consumidores para as bolsas da Coach, que se tornaram presentes populares de final de ano, acrescenta o relatório.
Ao longo de 2024, sucessos sazonais marcaram a estreia de Victoria Beckham no Q3 mas que saiu na lista seguinte. Diesel que entrou pela primeira vez no Lyst Index em 2022 permaneceu até o ranking do 1º trimestre de 2024. E não voltou mais.
LYST INDEX Q4 2024 HOTEST BRANDS
1 | MIU MIU | 11 | SKIMS |
2 | SAINT LAURENT | 12 | GUCCI |
3 | PRADA | 13 | JACQUEMUS |
4 | LOEWE | 14 | VERSACE |
5 | COACH | 15 | BALENCIAGA |
6 | BOTTEGA VENETA | 16 | VALENTINO |
7 | ALAÏA | 17 | COS |
8 | MONCLER | 18 | RALPH LAUREN |
9 | THE ROW | 19 | CHLOE |
10 | UGG | 20 | TOTÊME |
PRODUTOS MAIS QUENTES
Segundo produto mais quente do trimestre, a bota Ultra Mini Clássica ajudou a levar a UGG para o 10º lugar do ranking, impulsionada pela demanda dos jovens. As pesquisas sobre o produto avançaram 358% de um trimestre para o outro.
Conforme a lista, o produto mais quente é a bolsa Coach Brooklyn com aumento de 46% nas pesquisas no quarto trimestre. Já o pingente de bolsa de cereja da Coach ficou em 4º lugar, aproveitando a mania por personalização dos jovens.
Linha minimalista do H&M Group, a Cos entra na lista pela primeira vez. A pesquisa pela Cos aumentou 16% no trimestre. Foi puxada, sobretudo, pelo interesse em relação ao modelo de suéter de cashmere que se tornou viral e considerado uma imitação do estilo da The Row, acrescenta o relatório.
foto: desfile da Miu Miu