Capricórnio monta fábrica só para diferenciados

A fabricante de denim decidiu concentrar na planta de Guarulhos, na Grande São Paulo, a produção de tecidos com construção e acabamento especiais

Com cinco fábricas em operação no Brasil, a Capricórnio Têxtil decidiu concentrar na planta de Guarulhos, município da Grande São Paulo, a produção de denim com construção e acabamentos especiais, como os produtos da linha Ilustra lançados no mês passado para o inverno 2011. Para assumir esse perfil, depois de arrendada, a planta, onde funcionava a fábrica da Santo Amaro, recebeu investimentos, com substituição de teares, entre outros equipamentos para tingimento, tecelagem e acabamento, tendo entrado em operação em meados do ano.

Hoje, a Capricórnio produz 4,2 milhões metros por mês, volume que representa aumento de 40% em relação a 2009. O plano da fabricante de denim é alcançar 6 milhões de por mês, em 2011, dos quais 1,5 milhão deverão corresponder aos artigos diferenciados. Na capital paulista, a empresa conta com uma planta no bairro da Mooca, equipada para tecelagem e acabamento. No interior do estado, ficam as plantas maiores: uma em São Carlos, parque com fiação, tingimento e tecelagem; e outra em Bragança Paulista, com tecelagem e acabamento. A unidade de Natal, no Rio Grande do Norte, responde pelo acabamento dos tecidos vendidos para as regiões norte e nordeste, conta Dionísio Merighi, gerente de produto da companhia.

Entre os tecidos de construção diferenciada já produzidos em Guarulhos, o executivo cita o Ravena, um denim risca de giz de 10 oz, com 70% de agodão, 28,5% de poliéster e 1,5% de elastano, que compõe a linha Ilustra. Merighi explica que serão produzidos tecidos com acabamentos diferenciados em textura, cor, resinas, estampas. Assim, uma base convencional com resina pigmentada terá o acabamento feito pela fábrica de Guarulhos.

Para a linha de diferenciados, a meta é anunciar novidades em janeiro, como tecido xadrez por estamparia e reforçar a linha de florais com outras opções, principalmente em tecidos leves e resinados, adianta o gerente.

foto: divulgação