Investimento em acreditação ISO 9001 do fabricante de produtos químicos visa sobretudo o mercado externo, onde dá os primeiros passos.
Com investimento de R$ 2 milhões, aplicados entre 2014 e 2015, a Coratex promoveu uma série de mudanças internas visando a certificação ISO 9001, de gestão de qualidade, cujo certificado de conformidade o fabricante de produtos químicos têxteis de Santa Catarina recebeu a semana passada. A adequação da empresa ao sistema para a acreditação acarretou uma série de mudanças em processos de produção, planejamento de compras, controle de estoques de matéria prima e produtos acabados, entre outras variáveis.
Há 20 anos no mercado, a Coratex decidiu investir em certificação bastante motivada pelo movimento em direção ao mercado externo, onde está dando os primeiros passos e não é tão conhecida. “Essa certificação funciona como um selo de garantia para o mercado externo”, entende Fernando Siebert, diretor da empresa, que fechou as primeiras vendas para clientes da América do Sul.
Entre os investimentos realizados decorrentes das mudanças impelidas pela certificação, ele aponta a compra de novo reator para produção e equipamentos complementares para laboratório. Outra medida foi a divisão do laboratório principal em dois: um de produtos químicos, que faz o controle de matéria prima para a fábrica e produtos acabados; e outro dedicado a corantes. “Do ponto de vista interno, conseguimos melhor otimização de nossa produção através de programação. Com isso, melhorou o planejamento de compras, tanto de insumos nacionais quanto importados, que puderam ser feitas com mais antecedência; a gestão de estoque; e a expedição de produtos”, cita o diretor.
Do ponto de vista externo, ele diz que com a integração de todos os processos da empresa houve avanço no nível de acerto e de qualidade dos produtos entregues, com resposta bem mais rápida a eventuais problemas. A preparação para atingir a conformidade com as normas ISO 9001, padrão 2008, durou dois anos e envolveu todos os funcionários. A cada 12 meses o órgão acreditado exige nova auditoria, conta Siebert.
Atualmente, com 22 funcionários, a Coratex tem fábrica em Gaspar Santa Catarina, onde produz corantes para os segmentos de lavanderia industrial de jeans, estamparias e tinturarias. Conta com uma filial em Minas Gerais, com centro de distribuição para atender os mercados mineiro, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.