Expansão da Havan vai consumir R$ 50 milhões até 2010

O plano da rede catarinense de lojas é abrir mais cinco lojas, a próxima em novembro, para alcançar 20 unidades na região sul e nas quais 40% do faturamento correspondem às vendas de roupas

Para expandir sua área de atuação no mercado do sul do Brasil, a Havan Lojas de Departamentos abre, em novembro, uma nova unidade na cidade de Cascavel, no Paraná. Com a inauguração, a empresa passa a somar 16 lojas próprias e inicia a estratégia de expansão pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A meta é alcançar a marca de 20 lojas na região sul até 2010, projeto que deverá consumir até R$ 50 milhões em investimentos que incluem construção das lojas, ações de marketing, formação de estoques e treinamento dos funcionários.

“Vimos uma boa oportunidade em Cascavel para iniciar esse plano de expansão, já que a cidade tem muitos moradores e vem se tornando cada vez mais rica. Esses fatores mostram que o mercado da cidade pode comportar a Havan, até porque, já contamos com outras quatro lojas na capital do estado (Curitiba)”, conta Carlos Eduardo Luciani, gerente de produto da seção masculina de vestuário da Havan.

Investindo cada vez mais no segmento de vestuário, a Havan tem, hoje, nove marcas próprias, responsáveis por cerca de 40% do faturamento da empresa. De acordo com Mônica Giovanella, consultora de moda da rede, nos meses de junho e julho, a empresa atingiu 300% de aumento nas vendas do jeans em relação ao mesmo período do ano passado. O volume vendido pela empresa, que tem toda a produção terceirizada, não foi informado.

As marcas próprias da empresa são divididas em By Hang, Arrisque e Hang Surf para o público masculino; Vigni, List e Nonohay para o público feminino; as infantis Yoyo Kid e Yoyo Baby; e Hot Dog para os adolescentes. O segmento feminino é responsável por 40% da produção, enquanto 35% são dedicados aos homens. Os 25% estão divididos entre os segmentos teen e infantil.

Para a campanha do verão 2009, a Havan tem como estrelas a atriz Ísis Valverde e o ator Gustavo Leão. A empresa vem associando a imagem de celebridades a suas últimas coleções e, no último semestre, teve aumento de 38% nas vendas do segmento em relação ao mesmo período do último ano, com a atriz Juliana Knust como garota-propaganda da empresa.

Para compor as coleções das marcas da Havan, a equipe de estilo viaja até duas vezes por ano para o exterior, a fim de buscar informações de tendências. Além disso, a empresa participa de eventos de moda no Brasil e conta com a ajuda da internet para a elaboração dos looks de suas duas coleções anuais, com modelos que chegam toda semana nas lojas Havan.

Além do vestuário, a empresa também trabalha com produtos de cama, mesa e banho, tapetes, brinquedos, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos,aparelhos de telefonia, entre outros. Criada em 1986, na cidade de Brusque (SC), a Havan começou as atividades como atacadista de tecidos. “Foi notado que o mercado ia mudar e quem trabalhava com confecções ia deixar de comprar tecidos por meio de atacadistas. Foi assim que entrou a parte de vestuário na empresa, pois começamos a criar marcas próprias e abrir espaço nesse segmento do mercado”, explica o gerente.

Desde 2001, a Havan trabalha com o próprio cartão de crédito, o Cartão Havan, que permite ao cliente parcelar o valor das compras. Hoje, a empresa conta com cinco lojas em Curitiba (PR), uma em Porto Alegre (RS) e nove em Santa Catarina, distribuídas entre Brusque, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, Chapecó, Jaraguá do Sul e Lages.

fotos: divulgação