Indústria lança programa Moda.Ind-SP

Indústria lança programa Moda.Ind-SP

Proposta receberá R$485 mil do governo do estado para capacitar têxteis e confecções.

Por meio de convênio com a secretaria de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, a indústria lança o programa Moda.Ind-SP. Assinado em abril, o acordo prevê a aplicação de um total de R$835.208 em dois anos, na capacitação de empresas têxteis e confecção de vestuário.

Do total, R$485.581,09 serão bancados pelo governo do estado, informou Lilian Kaddissi, gerente-executiva da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Vestuário) e responsável pela gestão do programa Moda.Ind-SP.

Os outros R$349.626,91 entram como contrapartida a ser bancada pelas empresas do setor.

Parte dos recursos será direcionada à elaboração de um estudo prospectivo da cadeia de produção paulista com a intenção de atualizar as informações de levantamento de 2015. Para esse mapeamento, o programa contratou o Iemi – Inteligência de Mercado.

A meta é apresentar os resultados dessa pesquisa entre o final de 2021 e o primeiro semestre de 2022.

305 VAGAS A SEREM ATENDIDAS

Na parte de capacitação, as empresas interessadas terão que custear as atividades, “a valores subsidiados”, destaca a gestora do programa.

Desde que tenha alguma unidade localizada em São Paulo, qualquer empresa pode se inscrever no programa. Entre as três iniciativas, o Moda.Ind-SP terá disponível 305 vagas.

Conforme dados da apresentação do programa, operam em São Paulo 14 mil empresas no setor, das quais 11,4 mil são confecções de pequeno e médio porte.

ATIVIDADES PREVISTAS NO MODA.IND-SP

Junto com o Senai-Cetiqt, parceiro da Abit no programa de fortalecimento têxtil e de confecção, o Moda.Ind-SP desenhou uma agenda de três cursos de ensino remoto: aumento de produtividade; garantia de qualidade; sustentabilidade social, ambiental e financeira. Cada módulo terá 40 horas de conteúdo gravado.

Para essa atividade, estão liberadas 225 vagas.

Cada módulo custa R$50, se a empresa for associada à Abit.

A consultoria em design de moda será realizada por Geni Rodio Ribeiro, outra parceira antiga da Abit, explicou Kadissi.

A previsão é atender 50 empresas. Serão 16 horas de atendimento, do diagnóstico a suporte ao projeto de uma coleção, a serem completadas em três meses.

Ao final, a marca ou confecção deverá desenvolver uma coleção com 20 modelos, combinados em dez looks.

Para associados, a consultoria de moda custará R$576. Não associados pagarão R$960.

A consultoria em marketing digital, envolvendo vendas pela internet e presença nas redes sociais, será feita pela agência MT Soluções, de Mateus Toledo, também já parceiro da Abit.

São 30 vagas para receber a consultoria, dividida em três etapas independentes. A etapa 1 de diagnóstico de presença digital custa R$330. A etapa 2 trata de estratégia de comunicação nas redes sociais por R$165. A etapa 3 aborda aspectos de business inteligence (BI) para coleta e interpretação de dados e custa R$2.844.