Crise hídrica alavancou negócios locais e fabricante de produtos químicos planeja exportar para Argentina, Equador e Colômbia.
Com a crise hídrica, os fabricantes de denim estão descobrindo as vantagens da chamada engomagem reativa. O processo permite economizar até 100% da água de lavagem após o tingimento do fio, afirma a Inpal, que lançou o Inpalsize FX-1. Pelo processo, a goma fixa o corante no índigo com enxofre, evitando outros fixadores, reduzindo a necessidade de lavagens sucessivas e, mesmo se necessárias, a água resultante não tem corantes, garante a empresa.
O produto foi patenteado no ano passado pela Inpal e vem ganhando participação na indústria. “Hoje vendemos para 30% das fábricas de índigo no Brasil e a expectativa é atender 70% desse mercado até o final do ano”, afirma o presidente da Inpal, Manoel Zauberman. A partir do próximo ano, a empresa inicia a exportação do produto para Argentina, Equador e Colômbia. “O aumento do dólar é um componente importante para estimular a indústria têxtil brasileira neste ano e a cadeia do jeans tem espaço para crescer”, destaca Zauberman. A Inpal, de acordo com o executivo, não teve crescimento em 2014 comparado a 2013 e este ano espera manter o faturamento.