Lavanderia Atlas abre loja de customização

O novo serviço, que restaura ou cria efeitos sob medida para o jeans, está voltado a consumidores e marcas com volume de produção pequeno

Localizada na rua Oscar Freire, endereço preferido de marcas de luxo na capital paulista, a lavanderia Atlas investe aos 58 anos em uma nova frente de serviço. Continua a atuar como lavanderia tradicional do setor, mas desde o final do ano passado abriu uma loja para customização de jeans voltada ao atendimento de consumidores e pequenas marcas cuja produção não tem volume para ser atendida por lavanderias industriais.



A loja recebeu o nome de Customização de Jeans e funciona no mesmo endereço da lavanderia, oferecendo serviços de restauração do jeans e desenvolvimento de peças personalizadas. O cliente pode comprar o jeans bruto na própria loja ou trazer de casa. Escolhe os efeitos a serem aplicados olhando as peças expostas no showroom da lavanderia, que também estão à venda, ou de um mostruário.



As irmãs Eneida e Maria Tereza de Oliveira, administradoras da lavanderia, revelam que a maior procura ainda é pelo serviço de restauração de jeans, para mudar a cara do modelo mediante tingimento da peça ou pela simples troca de aviamentos. Nos casos de desenvolvimento de peça completa, o trabalho é elaborado por estudantes de moda do Centro Universitário Senac, que utilizam uma área do galpão da lavanderia como ateliê para criar modelos e efeitos.

Mesmo com a elaboração de um novo jeans, o prazo estimado para entrega é de uma semana. O preço pode variar, a depender da quantidade de efeitos e aplicações encomendados. Mas Eneida conta que uma calça que recebe somente efeitos simples custa em torno de R$ 60,00. Alguns processos são terceirizados, entre eles, os bordados e aplicações a laser. A lavanderia só não executa, e nem terceiriza, trabalhos de costura.

Investimentos
Os próximos planos da Atlas envolvem a área industrial da lavanderia. Com capacidade para processar 50 mil peças por mês, a empresa estuda investir na compra de um gerador de ozônio para limpeza das peças, com o qual espera alcançar redução de 30% sobre o consumo atual de água. Também figura nos projetos a aquisição de mais uma lavadora piloto, para a execução de testes, assim, somando duas na lavanderia. O parque instalado conta, ainda, com sete lavadoras de 200 quilogramas e uma de 350 kg, duas centrífugas, um resfriador e cinco secadoras.

fotos: GBLjeans