Com quatro plantas, PL colombiano instala a segunda máquina em junho com objetivo de reduzir tempo de preparação de materiais.

Desde 2018 com programa de inovação, a colombiana Supertex compra duas máquinas relaxadeiras de malha e tecidos planos da brasileira Delta Máquinas Têxteis. O segundo equipamento tem previsão de entrar em operação em junho no parque industrial da empresa em
El Salvador, informa o fabricante nacional ao GBLjeans. O PL colombiano opera quatro plantas – duas na Colômbia e duas em El Salvador.Tem capacidade para produzir 1,7 milhão de peças por mês para marcas de peso como Nike, Adidas, Under Armour, Patagonia, The North Face, Victoria’s Secret entre outras.
A primeira relaxadeira já está em funcionamento nas fábricas do Supertex Group. Com essa máquina, a empresa conseguiu reduzir o tempo de preparação dos materiais em 34%. Conforme comunicado da Delta, antes de adquirir o equipamento, o PL colombiano precisava deixar os materiais descansarem sobre a mesa de corte por até 48 horas, para garantir a precisão nesse processo. “Agora, o descanso convencional não é mais necessário, já que a tecnologia brasileira realiza o preparo de malha e tecidos com elastano automaticamente em cinco minutos”, acrescenta o fabricante em nota.
Citando Daniel Herrera, diretor de projetos do Supertex Group, o comunicado explica que no processo convencional dez profissionais eram alocados para cuidar do relaxamento e medição de larguras. Agora, são sete. “Com a chegada da segunda máquina de relaxamento em nossa fábrica de El Salvador, estimamos que a economia de tempo seja de 50% e apenas cinco profissionais precisarão ficar alocados neste processo. A qualidade do material relaxado automaticamente também é superior ao processo manual”, declarou Herrera.
Da Delta, a Supertex também comprou uma lavadora de amostras para análise de alteração dimensional.
EMPRESA NACIONAL
Fundada em 2007 em Pomerode, cidade de Santa Catarina, a Delta Máquinas Têxteis desenvolve equipamentos e softwares, aplicados aos processos de tecelagem plana, malharia circular, estamparia, acabamento e confecção.
Atualmente, o parque instalado envolve 36 relaxadeiras, das quais 30 no Brasil, a maioria comprada por empresas que trabalham com malha. Poucas de jeans, diz a Delta, porque só o modelo atual, lançado em 2019, permite também o relaxamento de denim e sarja.
O relaxamento de denim e sarja antes do corte é recomendado sobretudo para os tecidos que tragam elastano na composição.