Algodão orgânico: maiores compradores.

H&M e C&A lideram ranking das dez marcas que mais usam a fibra cultivada em condições de solo e sociais dentro dos padrões de sustentabilidade.

A entidade Textile Exhange lançou no início de agosto um relatório sobre algodão orgânico, que combina dados já publicados pelo Organic Cotton Farm & Fibers Report e pelo Organiz Cotton Market Report. O estudo tem 47 páginas e destaca entre outras informações os dez principais países produtores de algodão orgânico, os dez maiores compradores da fibra cultivada em condições de solo e sociais que seguem os padrões recomendados de desenvolvimento sustentável e os dez usuários que registraram maior aumento de compras.

A cadeia de lojas de moda sueca H&M e a holandesa C&A lideram o ranking de maiores compradores: seguidas pela ordem por Puma, Nike, Decathlon, Tchibo, Coop Swiss, Target, Williams Sonoma e Inditex. Entre as empresas que ampliaram o consumo o estudo cita a marca de camisetas personalizadas Stanley & Stella, a marca de roupas de cama e banho Coyuchio e a marca de jeans G-Star. A Índia é o país que mais produz algodão orgânico no mundo, de acordo com o relatório divulgado.

China ocupa o segundo lugar, depois vem Turquia, Tanzânia, Estados Unidos, Burkina Faso, Egito, Mali, Uganda e Peru. O novo estudo também ressalta a aparente contradição entre o aumento de consumo de algodão orgânico em aplicações têxteis e a queda de 21% registrada pela última safra (2012/2013).