Marca de Lourrani Baas que usa resíduos têxteis na criação participa da Febratex no estande do Sebrae
Inspirada na semana de arte moderna de 1922, Lourrani Baas da Liga Transforma assina a coleção 100 anos de Brasil que lança a partir do final de setembro. Serão vários drops até dezembro. O primeiro tem sete peças, contou a estilista ao GBLjeans. Ela participa da Febratex 2022, feira de negócios que vai até sexta-feira (26), em Blumenau (SP), no estande do Sebrae Nacional.
A estilista foi uma das vencedoras da primeira edição do prêmio Fashion Futures, concedido pelo Instituto C&A, em dezembro de 2021. Venceu na categoria Design Sustentável, recebendo R$30 mil. Com esse fomento, Lourrani impulsionou a coleção que lança por suas redes sociais.
Para incentivar a sustentabilidade na cadeia produtiva da moda, o Sebrae convidou Lourrani a abordar o método de design que ela desenvolveu e é empregado na Liga Transforma. A estilista usa resíduos têxteis de marcas, varejistas e indústrias. “Eu trabalho com reaproveitamento, não reciclagem. Não passa por processo químico, passa pelo que tenho na mão”, esclarece.
O método de design que desenvolveu envolve em torno de dez etapas. Ao longo dos quatro dias da Febratex 2022, no estande do Sebrae, ela mostra passos dessa jornada até o resultado final que revela na sexta-feira.
Começa pela captação de materiais, basicamente retalhos que chegam misturados e são separados por cor, estampa e outros critérios. Ela parte dessa seleção, e da combinação que permite, para montar um espelho de tecido. Usa de tecnologia para fazer um croqui digital de modo a checar se o novo tecido funcionaria na peça que idealizou.
“Desse tecido crio moda autoral, de qualidade”, acentua. Além da base de criação a partir de retalhos, a Liga Transforma cria roupas para mulheres que vestem a partir do 48 e gostam de moda. Para a confecção das peças, a marca trabalha com coletivos de mulheres reunidas em projetos de geração de renda em Salvador, na Bahia, onde nasceu Lourrani.
AÇÕES
Em agosto, participou da iniciativa da Shop2gether, para comemorar os dez anos do ecommerce de moda de luxo. Lourrani desenvolveu uma coleção a partir dos retalhos das seis marcas, todas com integradoras mulheres, que integraram a nova edição dos Novos Designers do Shop2gether.
Com denim, ela ainda não trabalhou porque tem sido difícil firmar parcerias com empresas do setor, comenta com o GBLjeans.
A seguir, assista o vídeo em que Lourrani Baas durante a Febratex conta ao GBLjeans sobre seu método de design sustentável e a proposta da Liga Transforma.
▲ Correção: A coleção 100 anos de Brasil é resultado do prêmio Fashion Futures concedido pelo Instituto C&A. Não será lançada pela varejista como informado anteriormente. O texto atual contempla a correção.
foto: GBLjeans (modelo de Lourrani Baas em exposição na Febratex 2022)