Mercearia vai mudar o layout das lojas

Reformas começam no primeiro trimestre de 2008, de forma a aliar a imagem da marca ao conceito de sustentabilidade

 A Mercearia aposta no lado temático da marca e faz uma repaginação total no visual das lojas, com projeto baseado nos conceitos de sustentabilidade. A escolha do tema está amparada em duas pesquisas realizadas pela empresa, uma delas no início do mês, com o intuito de avaliar o impacto da nova imagem sobre o público da marca. Dada a boa receptividade revelada pelos levantamentos, no início de 2008, começam as reformas da rede de lojas. A expectativa é concluir as obras de padronização no período de um ano.

“Nosso caminho não é o da mesmice, por isso, resolvemos direcionar a imagem da marca mostrando materiais com um aspecto mais natural e menos fake. Assim, a roupagem, o visual e a arquitetura das lojas serão associados à sustentabilidade”, conta Mario Yokota, diretor da Mercearia. Assim, a empresa passará a dar visibilidade a práticas já adotadas. Há cerca de quatro anos a empresa só trabalha com madeiras certificadas, vidros reciclados, tintas hospitalares e lâmpadas que economizam energia, como forma de diminuir os danos ao meio ambiente.

O layout sustentável será instalado em toda a rede. Atuamente, a Mercearia administra 14 lojas próprias, das quais dez ficam na capital paulista, e mais de 16 franquias. “Estamos implantando esse tipo de cuidado em todas as lojas própria e franqueadas. Esse tipo de mudança leva tempo, mas também, nos motiva a fazer coisas novas. Por isso, muito trabalho e dinheiro serão investidos nessa nova fase da Mercearia”, afirma Yokota, sem revelar valores, mas prevendo aumento de 15% a 20% nas vendas e na produção. Além da rede, a marca é comercializada em 300 lojas multimarcas espalhadas pelo país, principalmente nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste.


No mercado há 19 anos, a Mercearia terceiriza a produção, que atinge cerca de 50 mil peças por mês. O jeans representa 20% de cada coleção (cerca de 115 modelos), porém, é responsável por aproximadamente 40% do faturamento da marca. Criada para meninas adolescentes, a marca mudou o perfil ao longo desse período. Hoje, além de modelos casuais e básicos, mantém outros diferenciados e mais sofisticados para atender as mulheres de comportamento jovem, que representam o público atual da marca.

Para o próximo inverno, a Mercearia investe em duas novas bases de modelagem, tratadas como os novos ícones da estação. “Vamos apresentar a skinny com detalhes diferenciados e uma nova versão do modelo wide, que aparece com cara de alfaiataria”, antecipa Yokota. Na coleção que será lançada em novembro para os lojstas, a marca aposta nas lavagens mais claras e suaves, tendo os tons em cinza como destaque. “Nada de metalizado. Queremos efeitos que possam ser executados sem o uso de muitos produtos químicos”, explica o diretor.

Fotos: divulgação Mercearia