Tavex inicia projeto AcquaSave

Ação está baseada em tripé formado por produtos, novos processos de lavanderia e medidas já praticadas pela empresa

Como parte das ações de responsabilidade corporativa promovidas pela empresa, a Tavex anunciou ontem, 17, para o mercado brasileiro, o Projeto Acqua Save. A economia de água é a principal bandeira da iniciativa que envolve desenvolvimento de produtos com tecnologia inovadora, adoção de novos processos em lavanderia e propagar formas sustentáveis de produção dentro da organização.

“É uma nova maneira de pensar a sustentabilidade”, diz Maria José Orione, gerente de marketing para América Latina da Tavex. Para destacar o projeto, a empresa reservou dois lançamentos do verão 2013 – um denim, o AcquaFlash, e um brim, o Acqua Spirit – para servir de referência na vertente produto do projeto. “O desenvolvimento deles considerou todas as variáveis do Acqua Save como economia de água, economia de energia elétrica, tingimentos especiais”, assegura a executiva.

Lavanderia
A fim de difundir o conceito para outros segmentos da cadeia industrial do denim, a equipe técnica da Tavex na área de lavanderia firmou parcerias de modo a demonstrar a viabilidade de criar peças que sigam as orientações da moda, mas reduzindo o impacto ambiental produzido pela atividade ao usar produtos e tecnologia já disponíveis no mercado brasileiro.

Substituir o bigode feito de maneira manual por marcação a laser foi uma das medidas recomendadas. “A sustentabilidade nesse caso não tem tanto a ver com a economia de água, mas sim, com a saúde do trabalhador”, aponta Giovani Figueiredo, gerente de processos de lavanderia da Tavex. O desafio é reproduzir com o laser o mesmo visual de bigode natural proporcionado pela técnica artesanal, diz.

O ozônio foi empregado para limpeza das peças. E, sobretudo, como recurso para desbote, manchas, efeitos marmorizados, em substituição ao permanganato. Mas, mesmo em processos nos quais o permanganato é necessário, a equipe usou catalisadores que reduzem a quantidade empregada do insumo. Também recorreu a resinas com cura a frio ou que demandam temperaturas mais brandas para fixação; produtos químicos com mais de uma função (desengomar e neutralizar no mesmo banho).

Entre os parceiros do AcquaSave estão Texpal, CHT, HiTech, Rudolf e a lavanderia Krindges.

Produção Industrial
Na parte industrial, a Tavex alterou processos de tingimento; desenvolveu produtos com menor concentração de goma para poupar recursos naturais como água e energia elétrica para a desengomagem; e vem testando amaciantes menos agressivos, como um à base de lanolina, substância há muito empregada pela indústria farmacêutica de cosméticos, extraída do óleo dos pelos de carneiro.

De acordo com Maria José, pelos processos já adotados nas quatro fábricas brasileiras da empresa, a Tavex economiza 30 milhões de litros de água por mês, entre reaproveitamento e adoção de processos mais eficientes. Usa caldeiras alimentadas com biomassa e desenvolveu técnica que
envolve o uso de CO2 (dióxido de carbono) para neutralizar os efluentes descartados por três de suas fábricas: em Tatuí e Americana (interior de São Paulo) e Socorro (em Sergipe).