Vicunha faz denim de camiseta da Calvin Klein

Vicunha faz denim de camiseta da Calvin Klein Recyckle é tecido que incorpora fios feitos a partir d

Recyckle é tecido que incorpora fios feitos a partir de 4 mil camisetas que seriam descartadas.

Vicunha faz denim de camiseta da Calvin Klein Recyckle é tecido que incorpora fios feitos a partir d

Pela primeira vez em projeto focado em sustentabilidade, a Vicunha concebe tecido especial para a Calvin Klein no Brasil. O RecyCKle é um denim cuja composição incorpora fios de algodão feitos a partir de 4 mil camisetas da marca que de outra forma seriam descartadas. Na trama o tecido usa fios provenientes do desfibramento das camisetas de algodão e no urdume emprega algodão reciclado, que reaproveita os resíduos do processo produtivo da Vicunha.

De modo que o RecyCKle é composto por 72,4% de algodão standard e 27,6% de algodão desfibrado, informa comunicado das empresas ao mercado.

Ao GBLjeans, Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha, afirma que a intenção é prosseguir com a produção do RecyCKle. “Já estamos estudando a repetição desse projeto para outras coleções”, informou no comunicado à imprensa sobre a parceria Ana Ferreira Brandão, vice-presidente da Calvin Klein Brasil, sem dar detalhes de como a parceria evoluiria.

Para esse lançamento, foi aproveitado o estoque de camisetas obsoletas da marca. Segundo o informe à imprensa, as peças produzidas com o denim RecyCKle chegam às lojas de varejo da Calvin Klein no início de outubro. A marca não respondeu se lançará mais de um modelo, na linha feminina ou masculina ou nas duas. Tampouco respondeu quantas peças foram produzidas para esse lançamento.

CIRCULARIDADE NO JEANS

Vicunha faz denim de camiseta da Calvin Klein Recyckle é tecido que incorpora fios feitos a partir d
Renata Guarniero, da Vicunha

Ambas as empresas tratam a parceria como uma importante iniciativa de circularidade, pela qual materiais podem ser reprocessados e inseridos novamente no ciclo de produção industrial.

No comunicado, a vice-presidente da marca no Brasil afirma: “Dar uma nova destinação ao nosso estoque obsoleto, sem que haja descartes, é desafiador. E por isso unimos esforços para tornar isso viável considerando desafios técnicos, logísticos e financeiros. Acreditamos que podemos reutilizar, reconstruir e reciclar e isso vem fazendo parte do nosso processo de design de produtos”.

Sobre essa parceria, Renata Guarniero da Vicunha declara no informe à imprensa: “Hoje possuímos uma frente ampla de sustentabilidade aqui na Vicunha, com projetos e iniciativas que buscam reduzir continuamente o impacto das nossas atividades ao meio ambiente. A parceria com a Calvin Klein nos possibilitou estudar e criar novas possibilidades de expandir a circularidade em nossa indústria, ir um pouco mais além, o que é parte de nosso DNA. Queremos, cada vez mais, apostar em novos projetos que tornem nosso setor cada vez mais responsável e sustentável”.

fotos: divulgação