Grupo francês vai usar tecnologia da IBM para rastrear 450 produtos na Europa, com intenção de estender para demais países onde opera.


Até 2030, o grupo francês Carrefour pretende que toda sua linha de vestuário e outros artigos têxteis sejam sustentáveis e rastreáveis em todo o mundo. Para começar a rastrear os produtos do segmento, o Carrefour vai usar a mesma tecnologia blockchain
que emprega há dois anos em alimentos, fornecida pela IBM. Começa com 450 artigos de sua marca própria a Tex Responsabile vendidos nas lojas daAté 2030, o grupo francês Carrefour pretende que toda sua linha de vestuário e outros artigos têxteis sejam sustentáveis e rastreáveis em todo o mundo. Para começar a rastrear os produtos do segmento, o Carrefour vai usar a mesma tecnologia blockchain que emprega há dois anos em alimentos, fornecida pela IBM. Começa com 450 artigos de sua marca própria a Tex Responsabile vendidos nas lojas da rede na França e na Espanha.A linha inclui de artigos de cama a roupas de bebê, passando pelo jeans. Será questão de tempo até o projeto se estender por outros mercados onde o gigante de hipermercados opera. Brasil é um deles, onde acaba de comprar o Grupo Big por R$7 bilhões. O Big tem 387 lojas, em diferentes formatos e bandeiras (Big, Bompreço, Maxxi, Nacional e Sam’s Club). O Carrefour tem 489 operações. Somadas, o grupo francês controlará 876 lojas no país.
LINHA RASTREÁVEL E CERTIFICADA
A expansão para o setor têxtil será o primeiro produto não alimentício testado para rastreabilidade em blockchain pelo Carrefour, informou a empresa. Inicialmente, vai usar blockchain em produtos da marca Tex Responsabile (ou Tex Bio), produzida com tecidos feitos de algodão 100% orgânico e certificado. A inciativa inclui uma linha de jeans cujo processo de confecção emprega técnica de fabricação menos intensiva em água, descreve genericamente o comunicado da companhia.
Do ponto de vista do consumidor, os dados rastreados constarão de um código QR a ser lido a partir de celulares. Incluem local e data de produção, composição do produto, método de cultivo do algodão e certificados ambientais. A rastreabilidade abrangerá desde o cultivo da fibra passando por fiação, tecelagem, tingimento, processo de fabricação, transporte e envio dos produtos até às lojas
Conforme relatório do Carrefour, as matérias-primas da marca Tex Reponsible têm origem certificada e reconhecida por selos como Oeko-Tex Standard 100, GOTS e FSC (saiba mais sobre certificações lendo o guia produzido pelo GBLjeans).
Se liga no assunto. Para avaliar.