Curso da MadCode, de São Paulo, é voltado para crianças e adolescentes.
A MadCode – Centro de Ensino de Tecnologia Criativa focado no público de 4 a 17 anos, localizado na capital paulista, está lançando a Oficina de Vestíveis ou Wearables. A instituição já oferece cursos de programação, robótica, construção de games, desenvolvimento de apps e empreendedorismo. A tecnologia incorporada ao vestuário propõe a integração entre a tecnologia e o ser humano que resulta, por exemplo, no Google Glass e smartwatches (relógios inteligentes). Os vestíveis são itens de roupa que incorporam têxteis condutores de eletricidade e componentes eletrônicos ou sensores que, seja para efeito estético ou utilidade prática, adequam-se ao ambiente ou à vontade do usuário. Fazem parte desse universo os tecidos inteligentes, fontes de energia de baixo consumo, microprocessadores especiais e fios condutores de energia.
O curso, que terá início em março, está com as inscrições abertas. Inclui conceitos de eletrônica e programação e sua integração à moda e ao design de roupas e acessórios, além de novas funcionalidades que podem ser incorporadas ao dia-a-dia. “São três oficinas de três horas cada onde os alunos terão conteúdo teórico e farão um projeto de customização de uma peça trazida por eles”, explica Daniel Cleffi, fundador da MadCode. Os alunos vão trabalhar com um kit de componentes eletrônicos fornecidos pela escola que inclui pequenas placas, processadores e nanoprocessadores, leds e fios condutores de eletricidade. As aulas misturam a teoria e prática, com uma introdução sobre eletricidade, hardware e software, apresentação dos materiais e suas oportunidades de customização e também a introdução à programação dos processadores de forma a orquestrar o comportamento dos componentes adicionados às roupas. “O aluno pode trazer uma camiseta, por exemplo, e poderá incorporar leds programados para emitir sons, por exemplo. O curso une tecnologia com habilidades manuais e um olhar sobre a moda, unindo diversas áreas”, afirma o executivo.
A MadCode foi fundada no ano passado por Daniel Cleffi que foi durante quinze anos executivo da Microsoft e dedicou-se, nos últimos quatro anos, ao setor de educação. O curso mais disputado do centro de ensino é o de robótica, e a idade média dos alunos é 12 anos. O Centro de Ensino em Tecnologia Criativa conta com uma incubadora de idéias para transformar em negócios os resultados dos trabalhos dos alunos que tenham impacto relevante em sua comunidade. A equipe da MadCode é composta por doutores em Educação e Mestres em Psicologia, Matemáticos e Cientistas da Computação, executivos da Microsoft e investidores.