Aplicativo permite interligar os produtos visualizados na rede de compartilhamento de imagens com o ecommerce da marca em poucos cliques.
Depois de marcas do mundo inteiro terem descoberto o potencial do Instagram, rede social de compartilhamento de imagens, para se conectar aos clientes e promover seus produtos, algumas passaram a usar a plataforma para a venda de peças, principalmente com a popularização dos smartphones. Seja através dos comentários, redirecionando usuários para lojas online, ou com tecnologias que concluem a compra por meio do próprio Instagram, as empresas estão apostando cada vez mais em plataformas móveis. Segundo o instituto IDC, o Brasil é um dos cinco países que mais usam o aplicativo: 35% das pessoas com acesso à Internet acessam o Instagram mais de uma vez por dia, sendo 90% delas pelo celular.
De olho nesse mercado a brasileira Instaby desenvolveu um software para simplificar a compra do seguidor e aumentar as vendas de uma determinada loja que conta com um e-commerce e já atua ou pretende entrar para o Instagram. Criada pelos sócios Rafael Bluvol e Fellipe Guimarães, que estudavam o crescimento rápido do e-commerce no Brasil, o Instaby é um intermediador entre a rede social e as vendas online. Quando o consumidor entra no Instagram de uma marca e quer comprar o produto que vê na primeira página do aplicativo, ele normalmente é redirecionado para o e-commerce daquela empresa onde tem que pesquisar entre centenas de itens para achar o que quer.
“Com o Instaby, a pessoa clica em um link no Instagram e é redirecionada apenas para os itens que são mostrados na página e pode concluir aquela compra em apenas dois ou três cliques, facilitando o acesso ao produto e gerando vendas para a marca”, explica Rafael Bluvol. O sistema conecta a vitrine do Instagram com links do site do cliente, facilitando a navegação e compras pelo celular. De acordo com o fundador da Instaby, houve uma migração das marcas do Facebook para o Instagram devido à facilidade de visualização dos produtos e navegação pelo celular, além da possibilidade de fechar a compra no mesmo ambiente.
Entre as marcas que já usam o Instaby está a Cia Marítima, Shoulder, Hope, Dress & Go, Marcym, Sephora Brasil e 33/34. Para dinamizar a ferramenta, os sócios da Instaby estão desenvolvendo outras funcionalidades como a automação de email marketing com promoções para quem se cadastra e pede informações sobre determinado produto ou posta um comentário sobre um item, gerando campanhas automáticas para perfis de consumidores.
A implantação do link no site do cliente leva em torno de 24 horas e a Instaby não cobra pelo sistema, cobra uma porcentagem sobre o preço do produto divulgado dentro do Instagram.