Com a mudança dos parâmetros, site que hoje opera com 20 marcas espera atrair cem empresas no próximo ano
Ontem, 31, a VestesBR inaugurou a versão 2.0 do site de comércio eletrônico entre marcas e lojistas, que funciona como um shopping virtual de atacado. Criado em meados de 2010, o site implantou uma nova plataforma tecnológica para facilitar os negócios, especialmente na parte de transações financeiras. De acordo com Diether Werninghaus, que entrou como investidor do projeto no ano passado, até o momento, foram aplicados R$ 5 milhões. Outro aporte de R$ 7 milhões está planejado para ser desembolsado até o fim de 2013. Na nova versão, o VestesBR conta com 20 marcas e 2 mil lojistas cadastrados. A expectativa é atingir no próximo ano cem marcas e dez mil lojistas, afirma Vanessa Wander, diretora comercial do site. Werninghaus avalia que em 2014 o VestesBR poderá faturar R$ 2,5 milhões.
Entre os lojistas que já fazem parte da rede estão a Attiv Jeans Wear e a Doc Dog. O primeiro requisito para participar é a marca produzir, no mínimo, 10 mil peças por mês, e depois preencher e atender toda a parte burocrática do acordo. A parte de análise de crédito, risco e fraude dos lojistas está a cargo do portal, que com a nova plataforma, terá condição de oferecer opção para as marcas de anteciparem o pagamento de contas a receber, explica Altemar Araújo, diretor executivo da VestesBR.
Realizada a transação de venda, cabe às marcas cuidar da logística de entrega dos produtos. “Mas controlamos todo o processo, desde a compra até a venda. Ligamos para o lojista avisando quanto tempo vai demorar para chegar a mercadoria, avisamos se já saiu da empresa e checamos na data da entrega para saber se realmente aconteceu. Caso haja qualquer problema que faça com que o produto não chegue, nós nos responsabilizamos”, afirma Vanessa Wander.
A nova plataforma também permitiu o tratamento mais personalizado para as marcas. Cada uma conta com sua própria home dentro do portal, de forma a resguardar a identidade de marca e de estilo, explica a diretora comercial. Para a divulgação da nova etapa, os executivos da VestesBR preparam apresentações em oito capitais: Recife (PE), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). A próxima será realizada no dia 8 de agosto em Curitiba.
O lançamento oficial do VestesBR foi realizado na capital paulista durante evento na sede da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
*com reportagem de Karen Cabral
fotos: divulgação