Fraco desempenho em vendas de franquias e multimarcas influenciou os resultados da companhia em 2016.
A Cia Hering, que administra quatro marcas, encerrou 2016 com receita líquida de R$ 1,47 bilhão, que correspondeu à queda de 7,2% sobre o faturamento de 2015. A retração do lucro líquido foi ainda maior. No ano, caiu quase 30% (-29,1%) em relação a 2015, para chegar a R$ 199,41 milhões, dos quais R$ 50,94 milhões registrados no quarto trimestre do ano diante de receita líquida de R$ 432,12 milhões no período (-14,8% na comparação com o quarto trimestre de 2015), revela o balanço financeiro da empresa, divulgado ao final de fevereiro.
No relatório que acompanha os resultados, a administração explica que receita e lucro foram afetados pelo que considera fraco desempenho nas vendas de franquias e multimarcas, tratados como canal de atacado, e responsáveis pela maior fatia do faturamento da companhia. Em 2016, a receita bruta dos dois canais caiu em torno de 11%, redução atribuída aos efeitos adversos da crise política e econômica sobre o consumo. No caso de multimarcas, a Hering vendeu menos para os clientes existentes, além de o número de revendas ter caído de 18.228, em 2015, para 17.538, em 2016.
De seu lado, as franquias reduziram as encomendas ao longo de todo o ano de 2016 diante da queda de consumo. “A retração mais pronunciada no quarto trimestre de 2016 decorre do maior volume faturado da coleção de alto verão no terceiro trimestre, como parte da preparação da rede para o período de grandes vendas”, explica o relatório.
MARCAS E LOJAS
Entre as marcas controladas, apenas a Hering Kids aumentou a receita bruta em 2016, registrando aumento de 6,6%. Também foi a que mais cresceu em número de lojas, abriu 13 pontos, em ano no qual a rede encolheu. A Kids somou 106 lojas em dezembro, nove deles inaugurados no último trimestre de 2016. Principal marca da companhia, a Hering Store mais fechou que abriu lojas, chegando a dezembro com 644 pontos.
A PUC cortou nove unidades, ficando com 63, e a Dzarm abriu o terceiro ponto, um novo modelo de franquia. As três lojas que a Hering for You chegou a ter no varejo foram transformadas em Kids e a marca passou a ser comercializada como uma linha feminina dentro da coleção da Store.
Mesmo tendo aberto 26 lojas ao longo de 2016, a Cia Hering encerrou 32 operações de varejo, ficando com seis pontos a menos do que tinha em 2015. Assim, começou 2017 com 834 lojas.
INVESTIMENTO E PRODUÇÃO
O investimento da companhia no ano caiu pela metade em relação a 2015. Foi de R$ 51,3 milhões. Segundo a empresa, o volume aplicado em 2015 foi maior em função da inauguração da planta em São Luís de Montes Belos (GO), do montante direcionado ao principal Centro de Distribuição da companhia, localizado em Goiás, e da implementação do sistema SAP. O investimento proposto para 2017 sobe para R$ 67,9 milhões.
Da mesma forma o volume de produção recuou em 2016, com declínio em torno de 14%. Em 2016, a Hering que opera em modelo híbrido que combina produção própria com compras no mercado, confeccionou 24,77 milhões peças, dos quais 8,74 milhões no quarto trimestre do ano.