Havan reformula estratégias para manter vendas

Rede varejista catarinense paralisou a abertura de lojas e concentrou pedidos em poucos fornecedores.

Com uma rede de 92 lojas no país, a varejista catarinense Havan redefiniu estratégias para manter o ritmo de vendas. Além do vestuário, que representa 30% das vendas, a empresa trabalha com linha branca, cama mesa e banho e brinquedos. Na coleção de verão, lançada em agosto, o jeans representa e torno de 30% no masculino e feminino, com peças que independem das estações. A empresa concentrou os pedidos em poucos fornecedores e diminuiu a programação de compras para não formar estoques.

Segundo o gerente de compras, Carlos Eduardo Luciani, a rede manteve o ritmo de vendas e a abertura de oito lojas no primeiro semestre deste ano. A queda chegou entre junho e julho com o inverno mais quente do que o previsto. “A falta de tempo frio refletiu negativamente em toda a cadeia de vestuário, obrigando o setor a oferecer descontos para desovar estoquesatividade”, analisa Luciani. Até o final do ano, a empresa vai inaugurar apenas mais duas lojas, já em obras. “Tínhamos um plano de crescimento mais agressivo que agora está sendo revisto até 2017”, diz Luciani. Outra estratégia é diminuir o número de fornecedores, mantendo aqueles com capacidade para grandes volumes, e pedidos mais pontuais de curto prazo, para não formar estoques. As vendas mensais, em todas as lojas, estão entre 200 mil e 300 mil peças.

O jeans, por ser independente das estações, segundo Luciani, sofreu menos com a sazonalidade, mas o consumidor frequentou menos as lojas nesse segundo semestre. O estilo do denim da Havan, que era mais básico, foi se sofisticando com a demanda. “Fomos aumentando a qualidade, lavagens e modelagem, com preços que começam em R$ 49,90 e R$ 69,90, em média, com boa aceitação do consumidor”, diz Luciani. Além do denim, o gerente de marketing aponta que a sarja colorida, tanto no masculino quanto no feminino, tiveram boas vendas, e o ritmo deve continuar no segundo semestre com o tempo mais quente. O jeans, segundo o executivo, representa 42% das vendas em valor do segmento de vestuário da Havan.

A rede de lojas está presente principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e no interior de São Paulo, com pontos de venda também no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Rondônia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de uma loja virtual para linha branca, brinquedos e cama mesa e banho.

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