O objetivo é oferecer acesso à internet para os clientes e funcionários e, posteriormente, integrar sistemas corporativos.
A oferta de rede wi-fi para que os clientes possam navegar pela internet enquanto fazem compras fez o Lojão do Brás implantar o sistema sem fio em cinco das 18 lojas de varejo do grupo. Em uma primeira fase, o objetivo é disponibilizar acesso a web dentro da loja para clientes e funcionários, explica o gerente de tecnologia da informação, Bruno Félix. A matriz, no Brás, pelas suas dimensões, funciona como um shopping: movimenta mensalmente 1,5 milhão de produtos de 1,8 mil fornecedores.
Quando o cliente entra na loja, se cadastra na rede pelo Facebook ou de forma individual, e recebe em seu celular ou tablet acesso ao site do Lojão para se informar sobre as promoções do dia. “Em breve vamos explorar melhor esse canal, identificando o perfil do cliente – masculino ou feminino – para ofertas mais direcionadas”, afirma Felix. O Lojão do Brás ainda não vende produtos por comércio eletrônico, expondo itens no site para atrair clientes para o ponto de venda físico.
A próxima etapa do projeto de rede wi-fi prevê a integração de sistemas corporativos, como relatórios gerenciais pelo celular. “Estamos ampliando o envio de propagandas direto para o smartphone ou tablet quando o cliente acessa a página inicial do nosso site, além de desenvolver novas mídias para esse cliente”, diz Félix. Entre os itens do Lojão, 10% do estoque são peças jeans que representam de 50 mil a 60 mil produtos diferentes.
Neste ano a empresa planeja automatizar o controle de estoque para que os repositores de produtos possam localizar rapidamente uma peça por meio do tablet. Outro projeto é permitir que o consumidor faça encomendas pelo site para retirar na loja. “Isso facilita a escolha dos itens e permite que o cliente tenha idéia do orçamento, facilitando na compra de maiores volumes”, aponta o gerente de TI. Os leitores de código de barra que fazem a checagem dos produtos de forma offline vão funcionar online, facilitando o balanço financeiro da loja que tem código de barras em 100% das peças.
A rede wi-fi também será usada para enviar propagandas e informes sobre produtos, preços e promoções sazonais, como Dia das Mães, para os telões espalhados pelas lojas. A rede foi fornecida pela Cisco e implantada pela 3S Networks.