Marisa planeja abrir mais três dark stores

Marisa planeja abrir mais três dark store

Varejista estuda expansão com novos espaços em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Até o final de 2022, a Marisa tem a expectativa de que as entregas feitas em um dia representem 30% do total de pedidos online. Para atingir essa meta, a Marisa planeja abrir mais três dark stores. Os novos espaços estão previstos para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

A primeira dark store da Marisa começou a operar em fevereiro, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Fica ao lado do principal centro de distribuição da companhia e opera para atender exclusivamente os pedidos online.

No anúncio da inauguração, a empresa comentou que a intenção seria a primeira dark store atender as encomendas para cidades do sudeste. Passados cinco meses, a operação otimizou as entregas sobretudo para o estado de São Paulo.

Em comunicado à imprensa, a varejista informa que registrou redução de 30% no prazo de entrega das compras realizadas via site e app. Algumas entregas feitas no mesmo dia e outras no dia seguinte ao pedido.

A Marisa também afirma que as entregas a partir da dark store refletiram em redução de 18% no custo de frete. Isso porque a cada pedido, o sistema cruza informações como disponibilidade do produto, a menor distância e o menor frete para fazer chegar a mercadoria até o cliente no menor tempo possível.

O desempenho foi o estímulo, e agora a Marisa planeja abrir mais três dark stores.

MAIS VENDAS ONLINE

De acordo com Rafael Rocha, diretor de logística e engenharia da Marisa, no primeiro trimestre de 2021, o ecommerce cresceu 67,3% em relação a igual período de 2020.

Conforme o balanço financeiro do primeiro trimestre as vendas online somaram 16,3% do total apurado de janeiro a março. Sobre a receita líquida do período corresponderia a cerca de R$65 milhões.

Em 2020, o faturamento bruto do ecommerce da Marisa registrou R$405 milhões, 13% do total do ano.