Estudo da SBVC com a FX Analytics mediu o impacto do coronavírus nas vendas das lojas físicas e moda foi um dos mais afetados.
A SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e a FX Analytics divulgaram uma edição especial do IPV, para medir os primeiros impactos do coronavírus sobre o varejo brasileiro. Mediu o fluxo de visitas às lojas no fim de semana de 14 e 15 de março. Comparou com o anterior e com o fim de semana na mesma época em 2019. De mogo geral, quase 20% menos pessoas circularam pelas lojas em relação ao mesmo fim de semana do ano anterior.
A circulação nos shopping centers foi um pouco mais afetada. Caiu 23% de um final de semana para outro. E recuou 20% sobre 2019. O comércio de rua foi o que sofreu menos, recebendo 3,58% menos visitas na semana anterior. “Ao passo que vemos um declínio bastante representativo no fluxo de visitas às lojas que estão dentro de shopping centers”, comenta o estudo. Queda em torno de 24% na mesma comparação.
O levantamento ainda ressalta que lojas localizadas dentro de galerias, na área de conveniência de hipermercados e na rua tiveram, inclusive, aumento de receita em relação ao mesmo final de semana do ano anterior. Respectivamente, crescimento de 8,74%, 8,54% e 3,18%.
O faturamento das lojas de shopping caiu 13,55%. Nos aeroportos diminuiu 23,73% e nos terminais de ônibus, metrô e rodoviária declinou 0,24%.
O estudo ainda analisa o fluxo de visitas por tipo de segmento. O de moda foi o mais afetado. A circulação caiu 31,53% em relação ao fim de semana anterior. As lojas de departamento conviveram com queda de 6,7%. No extremo oposto, as drogarias viram o fluxo aumentar 37,14%.