O new vintage
O mundo do jeans caminha para o retorno do vintage. “Mas é uma situação diferente do que tínhamos há quatro anos. É a volta do vintage mais refinado, mais purista”, afirmou Enrique Silla, presidente da espanhola GFK, durante workshop realizado em Valinhos, no interior de São Paulo, para clientes da Invectiva, representante dos equipamentos da marca espanhola no Brasil.
“Não é reproduzir qualquer desgaste, mas aqueles que combinam com a personalidade da marca”, recomenda o executivo, cujo grupo engloba também a empresa de consultoria e desenvolvimento Jeanologia. Segundo o especialista, nesse novo ciclo da moda do jeans, o desafio será reproduzir os efeitos reais do tempo sobre as peças.
Observar o passado funciona como uma boa fonte de investigação. E o laser é a tecnologia de marcação que pode ajudar na reprodução do autêntico, salienta Silla. Para mostrar esse potencial, a GFK organizou uma exposição batizada de Thruth & Light, na qual exibe peças verdadeiramente antigas – entre os anos 50 e 90 – ao lado de suas respectivas réplicas feitas usando o equipamento laser da marca.
A iniciativa estreou em janeiro numa galeria de artes durante a semana da Bread & Butter Barcelona, em evento para convidados. A mostra itinerante passou por Los Angeles (EUA), em março; vai para Nova York (EUA), em julho; e chega a São Paulo (SP), em outubro.
Ele também recomenda que os estilistas alternem os focos de investigação, movendo o alvo das vitrines, para as ruas e os museus. “Para olhar vitrines, já tem um exército de observadores”, diz ele.
fotos: GBLjeans