A tendência é não ter tendência, conseguindo atrair consumidores que se sentem ignorados.
Nunca um ciclo de desenvolvimento de coleções foi tão filosófico como o atual, a julgar pelas palestras de tendências apresentadas por cinco grandes fabricantes de denim e sarja brasileiros. Junto com os lançamentos de tecidos, os radares de moda dessas empresas captaram um momento no qual aparentemente a tendência é não ter tendência. Apontam para um jeans inclusivo, acessível e sem regras, capaz até mesmo de atrair consumidores que se sentem ignorados pelo mercado.
A abordagem das equipes de estilo tratou mais de sentimentos, como envolvimento, conexão, empatia e bem-estar, do que de direções criativas para o jeans. “Usamos a ideia de caleidoscópio, de imagens vistas de muitos ângulos”, resumiu Eduardo Paixão, gerente de estilo da Cedro Têxtil, em palestra sobre a coleção que a empresa batizou de Reflexos.
Ao mesmo tempo, pesquisa de mercado da Santista mostrou que 60,9% dos consumidores consultados enquadram a si próprios no genérico perfil ‘casual’. Tinham como opção exuberante, esportivo ou trender, contou Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista Jeanswear, em palestra de tendências e comportamento.
Novas temporadas devem se concentrar também em celebrar a vida e “as peculiaridades que nos tornam únicos”, destacou Lorena Botti, coolhunter da Vicunha em sua palestra sobre New Trends.
Embora a maioria se enxergue no padrão comum, dá para pensar um jeans inclusivo, acessível e sem regras. Feito além disso de modo sustentável desde a concepção do produto, porque uma parcela de consumidores se interessa cada vez mais por questões ambientais e sociais envolvendo a moda.
TEMAS
Com exceção da Cedro, os outros quatro fabricantes elegeram três temas cada um para abordar o próximo ciclo de desenvolvimento de coleções com jeans. Embora com nomes diferentes, apontam direções semelhantes.
:: Vicunha: Inside Hub | Open Air | Be Iconic.
Apresentação: Lorena Botti e Bárbara Santana
:: Santista: Phygital Ravers | Criadores Coletivos | Exploradores Enraizados.
Apresentação: Sueli Pereira.
:: Canatiba: A Força | O Sonho | A Experiência.
Apresentação: Bia Aidar.
:: Capricórnio: Amar | Celebrar | Conectar.
Apresentação: Giuliana Castelo Branco.
DIRETRIZES
:: Cenário futurista. Ambiente inóspito, desértico. Emergência climática.
Referência: filme Duna, que entra em cartaz no Brasil em 26 de novembro.
:: Futuro tecnológico. Ambiente digital.
Referência: mundo dos games ou filmes de ficção científica.
:: Resgate da moda de décadas passadas.
Referência: anos 1970, 1990 e 2000.
:: Combinação de estilos antagônicos.
Referência: juntar punk e emo. Clubber.
:: Conexão com os esportes. Conjugar roupas esportivas e alfaiataria.
Referência: skate, surfe, mergulho.
:: Vida ao ar livre valorizada. Relaxado, mas elegante.
Referência: viajantes experientes e requintados, nômades, paraísos ecológicos.
SHAPES
:: Depois do isolamento, sair, brindar, dançar voltam ao repertório. Modelagem sexy. Pele à mostra. Ombros de fora. Cintura em evidência. Recortes pouco usuais. Upcycling, mas com reconstrução glamourosa.
:: Volumes em equilíbrio com o conforto.
:: Sobreposição em várias camadas como resposta ao clima instável.
:: Shape funcional sem rusticidade. Utilitário elegante. Minimalista e confortável.
:: Quimonos | Camisões | Camisas | Macacão | Jardineira | Parka | Vestido | Corpete | Bermuda | Jaqueta com tachas.
:: Calças | Amplas | Retas | Cintura baixa | Slouchy | Wide ou Super Wide Leg | Mom Jeans | Flare | Cargo.
:: Look total denim em três peças (triple denim, não só double denim). Look total em branco. Look total off white.
:: Detalhes: Barras desfiadas | Franjas | Bordados | Muitos bolsos, de todos os tamanhos e funcionais | Puxadores | Reguladores | Vivos | Cores contrastantes.
EFEITOS DE LAVANDERIA
:: Manchas | Recoloridos | Jeans claros | Bleached denim | Lavagens carregadas | Tie-dye | Puídos feitos com laser | Variações de tonalidades de azul.
ESTAMPAS
:: Borboletas, como referência de renovação| Estrelas | Florais de todo tipo | Padrões do universo digital | Padronagens reproduzidas usando laser | Rabiscos | Misturas gráficas.
CORES
:: Vibrantes, ácidas, holográficas, associadas à tecnologia.
:: Suaves. Podem ser a versão mais clara das vibrantes. Função de calma e bem-estar.
:: Naturais | Explorar elementos da flora e fauna brasileiras | Reproduzir tons das pedras preciosas, como verde-jade ou ametista | Terrosas e neutras, como caqui e areia.
:: Alimentos como base de criação | Crescem cores como rosa melancia, abacate, laranja, mostarda, uva.
:: Alegres | Amarelos | Flamboyant | Rosas | Violáceos | Verdes.
TENDÊNCIAS EM FOTOS
Pela ordem: Blumarine, AlexandreMcQueen, Blumarine, Collina Strada, Missoni, MSGM, Sandro, Vien, Versace, Tom Ford, Coach, Pexels DCDS.