Brasil Fashion Designers tem o vencedor pelo juri e abre votação do público.
No retorno do Brasil Fashion Designers, o concurso integra a programação da feira Agreste Tex 2024 que anuncia o vencedor em votação do vencedor em dois níveis: a do júri e a do público. Pelas notas dos jurados, venceu Miguel Santos, estilista formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Mas foi uma escolha apertada, que exigiu desempate. O segundo lugar ficou com Deisy Silva, estudante de moda do Senai-Caruaru; em terceiro lugar foi escolhida Analú Araújo, estudante de moda da UFPE no Centro Acadêmico do Agreste Pernambucano, assim como Daniel Brito, premiado com o quarto lugar.
Ao todo 10 finalistas concorreram com o desenvolvimento de 3 looks em torno do tema Agreste Pernambucano, usando denim. A maioria dos estudantes trabalhou com denim pela primeira vez. Eles tiveram que aprender como lidar com um tecido que passa por mutação conforme o processo ao qual é submetido. Por isso, boa parte deles optou por não incluir interferências em lavanderia.
Apesar do prazo apertado para entregar a coleção, praticamente um mês, os finalistas desenvolveram detalhes elaborados de modelagens e intervenções manuais como texturas produzidas com passantes, chamadas de riatas, além de bordados e aplicações. Também tiveram que se envolver na organização do desfile da cápsula, escolhendo música, maquiagem e penteados.
Distante das questões mais técnicas, o público vota pela cápsula que mais empolga. Totens instalados em uma área de exposição na entrada da feira Agreste Tex, servem para computar esse votos, cujo resultado a organização anuncia no último dia. O público escolheu os looks de Deisy Silva, que ganhou a máquina de costura fornecida pela Andrade Máquinas.
DESFILE
A Agreste Tex 2024 começou na terça-feira, 19, e termina amanhã, 22 de março, realizada na área de exposição do Polo Caruaru (PE). O desfile dos 10 finalistas foi promovido na segunda, 18 de março.
Os três primeiros lugares pelo júri tiveram como prêmio assinaturas do programa para designers da Audaces 360 e treinamento EAD da Academy. Foi destacado também o trabalho desenvolvido pelo estudante Daniel Brito, que recebeu o Prêmio de Excelência. Tecidos foram fornecidos pela Capricórnio e os aviamentos pela Botões Brasil.