Zax lança na Agreste Tex BtoC para o atacado

Zax lança na Agreste Tex 2024 BtoC para o atacado

Plataforma Gira intermediará vendas das marcas nos grandes ecommerce de varejo de moda.

Estreando no startup corner da Agreste Tex 2024, o Zax, marketplace atacadista fundado por Bruno Ballardie e Fernando Zanatta em 2019, lança a plataforma Gira que leva as marcas de atacado para serem vendidas no varejo em grandes ecommerce de moda com operação no Brasil. Antes do lançamento oficial da Gira em Caruaru, Pernambuco, onde a feira de negócios é realizada, a plataforma implementou há três meses um piloto com 15 marcas atacadistas, testando o processo.

Conforme o CEO da empresa, Ballardie, o fato dele e de Zanatta acumularem experiência com operações de ecommerce de varejo impulsionou a operação. Ballardie criou o eÓtica, ecommerce de óculos que vendeu para uma empresa francesa. Zanatta foi diretor de tecnologia da Dafiti e da Netshoes. “Tendo essa experiência, avaliamos que a gente tem tudo para ajudar esses fabricantes a performarem no varejo”, afirmou o CEO da Zax ao GBLjeans.

Zax lança na Agreste Tex 2024 BtoC para o atacado
Ballardie, da Zax, no lançamento da plataforma Gira.

A Gira faz a intermediação das marcas com ecommerces de moda, como Shein, Shopee, Mercado Livre, Amazon e Riachuelo, entre outros, cita o empresário. Como parte da cesta de serviços, a Gira recomenda o tipo de produto e preço a ser direcionado para cada ecommerce. Não dá para vender toda a linha de produtos, observa Zanatta.

CD EM OSASCO

Para as marcas que sequer têm a etiqueta com código de barras para identificação de produto, necessária para controle de estoque, a Gira providencia essa etapa. Fica a cargo da plataforma desde o cadastro do produto, passando pela análise de viabilidade para atuar nesses ecommerce, a seleção de produtos, a instalação do software para emissão de notas fiscais, até a logística.

A empresa acaba de abrir um centro de distribuição de 2 mil metros quadrados em Osasco, município da região metropolitana de São Paulo, para faciltar o despacho das mercadorias. Hoje, o custo do frete inviabiliza a venda de varejo de marcas do polo de confecções do Agreste Pernambucano para o sul e sudeste, exemplifica Ballardie. Essa estrutura facilitaria essa operação.

Conforme o pacote de serviços e o valor da venda, a comissão da Gira varia entre 8% e 13%.

Para o CEO da empresa, vender direto para o varejo não canabalizaria o canal de atacado. Na avaliação dele, o mercado mudou e as marcas precisam atuar com diferentes canais de venda, inclusive o varejo online.

CAPTAÇÃO DE R$47 MILHÕES

A Zax lança o marketplace atacadista mediante a captação de R$47 milhões, em três rodadas de investimento entre 2019 e 2021. Atualmente, a plataforma atende 1,5 mil marcas atacadistas, das quais 1,3 mil do Brás, polo de jeans da cidade de São Paulo. Outras 100 são marcas do Bom Retiro, outro bairro de moda da capital paulista, e mais 100, que são de Fortaleza (CE). Transitam pela Zax 600 mil revendedores.

Para as multimarcas com CNPJ, a Zax mantém inclusive um braço financeiro de concessão de crédito de maneira a impulsionar os negócios.