Canatiba busca ganhar tração com novidades

Canatiba busca ganhar tração com novidades

Com mercado retraído, expectativa para novos artigos é preencher lacunas e tendências.

Depois de um primeiro trimestre que considerou razoável, a Canatiba aponta que em abril o mercado brasileiro desacelerou, de modo que com os lançamentos de maio busca ganhar tração para ampliar as vendas. “Baseados em muito trabalho e sacrifício de margem”, afirma Fábio Covolan, diretor de marketing da companhia.

Mas ele salienta que a empresa evita a guerra de preços, não disputando o segmento concentrado na faixa de entrada. Conforme o executivo, o ciclo de mercado mudou. “Marcas com canal de atacado que conseguem entregar para o varejo pulverizado um produto bom, com preço competitivo, em quantidade pequena e com mais frequência, esses atacadistas estão tendo chance de sobressair”, avalia.

E mesmo marcas que não atuam com pronta entrega têm optado por dividir as coleções em mais entradas em busca de oferecer variedade constante às multimarcas e têm sobressaído, diz o diretor da Canatiba.

Fábio Covolan aponta ainda a pressão extra exercida pela queda no preço do algodão mas que não pode ser repassada imediatamente. “Uma tecelagem grande não consegue se abastecer [de algodão] no dia a dia. A gente tem que ter contrato futuro de algodão e estoque para poder manter o funcionamento ininterrupto da fábrica e garantir mistura de qualidade para o que está fiando porque recebemos algodão de várias fontes, de vários lugares. Trabalhamos então com o preço médio de algodão, não o preço/dia”, explica o diretor.

Ainda que haja alta disponibilidade de algodão no momento, acrescenta, as tecelagens com contrato futuro têm que honrar o acordo, sob pena de multa rescisória. “E, no extremo, vai para uma blacklist, para o fim da fila na quantidade e na qualidade do que recebe”, complementa.

NOVOS MERCADOS

Desde o ano passado, a Canatiba disputa o mercado de roupas profissionais e special fabrics. Sobre a linha utilitária, o diretor ressalta que “estamos positivos na meta dessa unidade de negócios mas somos pequenos”.

Já na linha de tecidos especiais tem espera e programação. “Aqui a gente concorre com os importados, com mais velocidade e flexibilidade”, avalia.

LANÇAMENTOS

“Nossa linha de combate já está posta. Trouxemos novidades para preencher lacunas e tendências, com acabamentos novos, composições novas, introdução de poliamida na composição de alguns tecidos, resinas brilhantes no denim”, comenta Fábio Covolan.

A temporada de lançamentos orientada para o inverno 2024 foi batizada de Futuro Ancestral e apresentada esta semana na capital paulista. “A ideia é caminhar no presente sem perder de vista os ensinamentos do passado”, descreve o comunicado da Canatiba à imprensa sobre a campanha.

LINHA DE DENIM

A empresa dá destaque à família Kaihara, com três produtos que remetem ao estilo das bases japonesas e tingimento azul; aos resinados produzidos com tecnologia Demax; e o acabamento Back Satin aplicado em dois artigos da família Éko.

:: Kayhara Megaflex
99% algodão e 1% de elastano com 30% de stretch.
Peso de 11oz e largura de 1,60m.

:: Kaihara Denim
100% algodão, peso de 11,5oz e largura de 1,63 m.

Canatiba busca ganhar tração com novidades

:: Kaihara Broken
100% algodão, peso de 11,5oz e largura de 1,63 m.

:: Sakamoto Glass
97% algodão e 3% de elastano com 50% de stretch.
Peso de 9,5oz, largura de 1,48 m, resinado colorido com três variações de acabamento que resistem a lavagens radicais, garante a empresa.

Canatiba busca ganhar tração com novidades

:: Éko Urutau Dark Rígido
100% algodão, com 15% de algodão reciclado.
Peso de 9,5oz, largura de 1,74 m, tingimento azul original e acabamento Back Satin.

:: Montana Éko
100% algodão, com 30% de algodão reciclado.
Peso de 9oz, largura de 1,74 m, tingimento azul médio e acabamento Back Satin.

Montana Éko

SPECIAL FABRICS

Entre as bases Special Fabrics a Canatiba busca ressaltar o lançamento de três produtos, e os acabamentos com textura de couro e de resina colorida.

:: Triple Dry PT
61% algodão, 24% poliéster, 12% viscose (CV) e 3% de elastano com 65% de stretch.
Peso de 8,5oz, largura de 1,40m.

:: Triatlo 360º PT
Bielástico com 88% algodão, 6% elastomultiéster (EME) e 6% de elastano com stretch de 45% na trama e 30% no urdume.
Peso de 9oz e largura de 1,33m.

:: Triatlo 360º Black Forever
Bielástico com 88% algodão, 6% elastomultiéster (EME) e 6% de elastano com stretch de 45% na trama e 30% no urdume.
Peso de 9oz, largura de 1,33m e tingimento black.

Triatlo 360º Black Forever

:: BioLeather
96% algodão e 4% de elastano com 50% de stretch.
Peso de 9oz, largura de 1,30m, resinado colorido, com textura de couro à base de argila, que funciona como elemento regulador térmico, explica a empresa.

BioLeather

:: Baguta Paper
100% algodão com largura de 1,64m.
Peso de 4,5oz e disponível em cinco cores (rosa, cinza, oliva, marrom e preto), com acabamento paper.

:: Tencelino Éko PT
45% liocel (CLY), 44% algodão (20% algodão reciclado), 11% linho (CL) e 20% de liocel reciclado.
Peso de 5oz e largura de 1,64 m, com aspecto rústico apresentando casquinhas e bolinhas de algodão.

fotos: divulgação