Conhecido no segmento esportivo e de roupas profissionais, o produto da 3M investiu em parceria com a criadora Glória Coelho para popularizar a tecnologia no mundo da moda.
Popular no mundo esportivo e em uniformes, para melhorar a visibilidade e segurança de atletas e profissionais, como guardas rodoviários por exemplo, o tecido refletivo da 3M está chegando às passarelas de moda. Durante a mais recente edição da São Paulo Fashion Week, na terceira semana de abril, a estilista Glória Coelho apresentou modelos confeccionados com o tecido que se ilumina ao receber luz. Com o título de Cura, os modelos da coleção foram inspirados nos anos 1960, 70, 80 e 2013, além de incluir elementos como código de barras, do surf e da Fórmula 1.
O tecido refletivo é composto de microesferas de vidro aplicadas em uma camada metálica e é bastante usado em mercados como o automotivo. “Com a incidência de luz nessa esfera, tem o efeito de um espelho ao atingir a camada metalizada e retorna à origem dessa luz dando o efeito refletivo”, explica Marcelo Ferraz Cavenaghi, gerente de marketing e vendas da linha de refletivos da divisão de segurança pessoal da 3M. São três camadas sobrepostas: uma de tecido 100% algodão, a camada metálica e as microesferas com material refletivo Scotchile prata, fabricado nos Estados Unidos.
O tecido refletivo é bastante usado por marcas esportivas como Nike, Puma, Adidas, entre outras para roupas de corrida e tênis. “A empresa está promovendo a tecnologia no mundo da moda internacionalmente e a parceria com a estilista Glória Coelho é pioneira dessa iniciativa no Brasil”, diz o executivo. Por enquanto, a 3M não prevê fabricar o tecido refletivo fora dos Estados Unidos.