Para o inverno, o jeans virá sem muitos detalhes de modo a combinar com a intensidade das malhas.
A Gradual Jeans está nos preparativos finais do inverno 2013, que pretende lançar até o final do mês, desenvolvido a partir de três temas: Viajante Exótico, para homens e mulheres; Luxo para o público feminino; e Faroeste, para a linha masculina. No jeans feminino predominam as modelagens skinny, super skinny e bootcut, com o denim pouco lavado, acompanhado de botões em ouro velho e bronze. “As peças estão clássicas, sem muita informação, para combinar com as malhas mais detalhadas”, explica Luciana Pizzetti, estilista e modelista da marca.
Nesta coleção, a marca não trabalhou com sarja colorida, preferiu apostar na estampa de onça acinzentada. Já o denim teve a cobra como estampa escolhida nas cores azul, cobre e dourado. Na malharia feminina, a marca incluiu blusas com estampas étnicas em tons metalizados, como cobre e dourado, e em casacos de moletom, com a cintura marcada, que aparecem nos tons grafite, cinza, goiaba e preto.
Para o jeans masculino, a marca preparou modelagem que trabalha o meio termo entre a skinny e a calça reta. “A boca da calça não é tão apertada como a da skinny comum e nem larga, igual à de corte reto”, conta Luciana. Como nas mulheres, o jeans foi pouco lavado e combinado a botões de banhos cobre e bronze. A malharia masculina segue dois temas: Viajante Exótico e Faroeste. As camisetas do primeiro tema aparecem com estampas de cidades famosas, como Nova York, nas cores cinza, azul e rosa. Já no segundo tema, as estampas sofrem desgastes em lavanderia, com aspecto envelhecido, trabalhados combinações em nude, marrom e bege escuro.
De Criciúma, em Santa Catarina, a Gradual Jeans lança quatro coleções por ano: inverno em fevereiro, alto inverno em março, verão em julho e alto verão em outubro, que são comercializadas através de sete representantes que atendem apenas Santa Catarina. Com produção própria, a marca a partir deste ano decidiu terceirizar a atividade.