Dafiti e Privalia investem no Brasil

Dafiti e Privalia investem no Brasil

Dafiti recebe certificação Lixo Zero para o CD e Privalia instala armários inteligentes.

Dois dos maiores e-commerce de moda operando no Brasil, Dafiti e Privalia investem localmente. A Dafiti informou que seu centro de distribuição brasileiro recebeu a certificação Lixo Zero, devido a boas práticas de gestão de resíduos sólidos reconhecidas pela ZWIA (Zero Waste International Alliance). O certificado é concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), o selo que representa a organização internacional.

Dafiti e Privalia investem no Brasil
CD // Dafiti // Extrema – MG // Rafael Roncato

Em comunicado à imprensa, a Dafiti explica que a partir de 2020 a agenda ESG da companhia trabalhou três pilares: comércio ético, ação climática, circularidade e consumo consciente. Com essas ações, a Dafiti conquistou pontuação acima de 90% na categoria desvio de aterro, que assegura a destinação correta dos resíduos sólidos gerados, para reciclagem ou compostagem, diz a nota.

Fundada em 2011, a Dafiti pertence ao grupo GFG Latam, dono ainda de outros dois e-commerce de moda – Tricae e Kanui. Conforme o ranking da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o GFG é a 4ª maior empresa de vendas online do país, com faturamento de R$4,3 bilhões em 2021. Com essa receita, a companhia ocupa o quinto lugar no varejo de moda, atrás de Renner, Riachuelo, C&A e Pernambucanas.

PRIVALIA INSTALA SMART LOCKERS

Dafiti e Privalia investem no Brasil
divulgação

De modo a facilitar trocas e devoluções, o outlet online Privalia investe na instalação de armários inteligentes em locais com alto fluxo de pessoas, como shopping centers e estações de transporte público no Brasil, em parceria com a Clique Retire. Por enquanto, os chamados smart lockers estão funcionando nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

Outra ação de ‘flywheel’, anunciada no final do ano passado, previa o Privalia encerrar 2022 substituindo todas as embalagens plásticas por material biodegradável. Por ano, são mais de 4,5 milhões de pedidos enviados e a mudança equivaleria a redução de 70 toneladas de plástico, informa a empresa. Para isso, trabalha em parceria com a BioElements, startup chilena que produziu a fórmula do bioplástico. “Conhecido por BIOE-8, o material é feito de uma resina de base vegetal e não tóxica, e se degrada na natureza em um período que varia entre seis e 20 meses”, acrescenta comunicado à imprensa.

O Privalia tem hoje 17 milhões de clientes cadastrados em todo o país. Fundado em 2008, e desde 2016 parte do grupo francês Veepee, o outlet é a 9ª maior empresa de vendas online do Brasil, segundo o ranking da SBVC, com faturamento em 2021 de R$1,6 bilhão. E Privalia é a 11ª maior no segmento de moda, que tem a Dafiti em 4º lugar.

RELATÓRIO DA SEMRUSH SOBRE 2022

Dafiti e Privalia investem no Brasil
divulgação: Pexels

Plataforma de gerenciamento de visibilidade online, a Semrush divulgou relatório no qual aborda tendências do comércio eletrônico em geral. De acordo com o estudo, de 2019 a 2022, o tráfego, ano a ano, em todo o setor, aumentou 73%. “Entretanto, os dados mostram que, embora o interesse nas plataformas de compras online ainda esteja em alta, essa tendência pode estar esfriando. Em 2020, o crescimento anual foi de 23%. Um ano depois, em 2021, o crescimento foi de 29%. Até agora, em 2022, vimos apenas um aumento de 9% no tráfego”, acrescenta a análise.

A desaceleração indica que as empresas que atuam com comércio eletrônico não podem confiar na expansão geral do mercado como motor de crescimento. E, portanto, deveriam repensar a estratégia de marketing para ganhar participação de mercado”.

Em 2022, a Semrush aponta que o tráfego direto responde por metade da movimentação. Mostra também que campanhas pagas e redes sociais, cuja influência para geração de tráfego já era pequena, ficou ainda menor em 2022. Por isso, a recomendação da plataforma é em 2023 as empresas investirem em campanhas de reconhecimento de marca de maneira a atrair mais visitantes aos sites.