Aluguel de jeans entra na moda

Scotch & Soda e American Eagle estão entre as marcas que criaram planos mensais de assinatura que enviam as roupas para o consumidor.

A discussão de moda circular ainda engatinha no mundo, com as experiências restritas a marcas pequenas ou a pilotos nanicos. Até completar o ciclo vai um longo caminho, mas, algumas marcas de jeans estão testando modelos alternativos, como os planos de assinatura. É o caso da American Eagle e da holandesa Scotch & Soda. Por um valor fixo mensal, o consumidor recebe três peças para usar por um mês. Se quiser ficar com uma delas ou com todas tem desconto.

Caso contrário devolve o que recebeu e abre espaço para as novidades. O novo serviço da Scotch & Soda custa US$ 99,00 por mês para um plano de três peças. O preço inclui entrega, trocas e devoluções ilimitadas e lavagem de cortesia, explica a marca. Por enquanto, a opção de aluguel Scotch Select só está disponível para a linha masculina, na qual a grife holandesa é mais forte e apenas para o mercado americano. Abrange jeans, chinos, casacos, camisas e camisetas.

No início do ano, a American Eagle lançou o seu Style Drops, plano de aluguel de roupas destinado a mulheres. Custa US$ 49,95 por mês. A consumidora recebe três peças por mês. Se decidir ficar com uma delas tem desconto de 25%. Frete é grátis tanto para a entrega quanto para a devolução. E a higienização das peças também está inclusa no preço.

As duas marcas usam a plataforma de assinatura mensal da CaaStle que também fornece para Ann Taylor e Express, além de outras marcas com operação nos Estados Unidos.

MUD JEANS FAZ LEASING

Antes delas, a holandesa Mud Jeans já lançara em 2013 a opção de leasing. O consumidor paga um plano anual, que custa € 7,50 ao mês por calça jeans. Ao fim dos 12 meses de contrato, o cliente troca a peça por outra nova e estende o aluguel por mais um ano. Ou fica com a calça. E a terceira opção é encerrar o contrato, devolver a roupa e recebe um voucher que dá desconto na compra de uma nova.

O modelo comercial foi incorporado para incentivar o consumo de jeans confeccionados com denim, cuja produção envolve materiais reciclados e algodão orgânico. Segundo dados da Ellen MaCarthur Foundation, a Mud Jeans faturou € 822 mil, em 2017, dos quais 25% são sustentados pelo Lease a Jeans.