H&M perde valor no 100 Best Global Brands

H&M perde valor no 100 Best Global Brands

Queda de 8% custou 13 posições para a varejista no ranking anual elaborado pela Interbrand.

H&M perde valor no 100 Best Global Brands

Duas únicas varejistas de moda na lista das 100 Best Global Brands, publicada anualmente pela Interbrand, Zara e H&M vêm perdendo posições no ranking desde 2018. A varejista sueca H&M perde valor de um ano para o outro. Recua 8% para US$12,9 bilhões, desvalorização que custou 13 posições. Em 2022, a H&M é a 56ª marca mais valiosa do mundo.

Apesar de valorizada em 11%, avaliada em US$14,9 bilhões, a Zara, carro-chefe do grupo espanhol Inditex, cai duas posições no ranking das 100 Best Global Brands. Passa do 45º lugar de 2021 para 47º lugar em 2022.

Incluindo as duas marcas de esporte, Nike e Adidas, e as marcas de luxo, a H&M foi a única do grupo a perder valor.

Com valor de mercado de US$50,2 bilhões, a Nike entra para o top 10 pela primeira vez, superando o McDonald’s, que recuou para o 11º lugar. A Adidas sobe sete posições para o 42º lugar, apreciada em US$15,9 bilhões, aumento de 19% sobre 2021.

Entre as marcas de luxo, a Louis Vuitton permanece como a mais valiosa, na 14ª posição com valor de mercado de US$44,5 bilhões.

RANKING GERAL

O valor combinado das 100 Best Global Brands atinge U$3 trilhões em 2022, aumento de 16% em relação a 2021.

As marcas de tecnologia continuam a dominar os primeiros lugares do ranking. Apple permanece como a marca mais valiosa do mundo. Seu valor de mercado em 2022 sobe 18% para US$482 bilhões.

Microsoft retorna ao segundo lugar, com apreciação de 32% para alcançar US$278 bilhões.

Empurrou assim a Amazon para o terceiro lugar. Com 10% de aumento, o valor da marca atinge US$274 bilhões.

Além das três primeiras do ranking e da Nike em 10º lugar, o top 10 inclui, pela ordem, Google, Samsung, Toyota, Coca-Cola, Mercedes-Benz e Disney.

foto: interior de loja da H&M em Estocolmo (divulgação)