Reforma da Macy´s NY vai consumir US$ 400 milhões

A empresa afirma que a amplitude do projeto é sem precendentes na história da tradicional loja de departamentos americana

O espaço que já é grande ficará ainda maior. Quando a Macy´s Herald Square, na esquina da Broadway, concluir a ampla reforma que acaba de anunciar, a emblemática loja de departamentos de New York terá, em 2015, nada menos que 100 mil metros quadrados incorporados à área atualmente ocupada de 1,2 milhão de metros quadrados, entre parte de vendas, estoque e escritórios.

Considerado pela própria empresa sem precedentes, o projeto de quatro anos está orçado em US$ 400 milhões, com início programado para março de 2012, quando começa a primavera nos Estados Unidos. A Macy´s é um dos principais varejistas daquele país com vendas avaliadas em US$ 25 bilhões. A empresa opera 850 lojas de departamentos em 45 estados americanos, além de Porto Rico, sob as banderias Macy e Bloomingdale.

A unidade de New York que será reformada foi inaugurada em 1902, tendo sido ampliada em três fases, desde então, até chegar à configuração atual com quase 2,2 milhões de metros quadrados brutos. Em comunicado ao mercado, a empresa explica que praticamente todos os andares serão afetados por essa reforma, incluindo a restauração da fachada exterior da loja, de modo a preservar as características arquitetônicas originais e, ao mesmo tempo, aproveitar o tráfego de pedestres. Isso significa que os janelões da loja, que ficaram encobertos por décadas, serão reabertos, exibindo o interior e captando luz natural para dentro do edifício.

Em algumas áreas de venda as mudanças serão mais profundas. É o caso do setor de calçados e bolsas e de produtos para homens. A Macy´s avisa que vai criar o maior departamento de calçados femininos do mundo com área contínua de vendas de 3,5 mil metros quadrados, conta que não inclui a parte de estoque. A área dedicada a mercadorias para homens – de sapato a roupas, entre outros itens – será ampliada, somando 18 mil metros quadrados. “Isso vai tornar a loja um dos principais destinos dos homens para compras premier do mundo”, afirma a empresa.

Um novo salão de marcas de luxo também será criado, ocupando de dois a três andares. A loja continuará aberta em meio às obras.