Apex-Brasil promove marcas brasileiras no Japão

Vendas começaram em maio em sete lojas de departamento da rede Sogo & Seibu das marcas Osklen, Farm, Cia Marítima, Melissa, Havaianas, Colcci e Hope.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou um programa em parceria com a importadora japonesa Ikemitsu Enterprises que busca posicionar produtos com a cara do país nas principais redes comerciais nipônicas por meio de ações em pontos de venda e estratégia de comunicação em redes sociais e mídia japonesa. A iniciativa é chamada de Be Brasil – Tasteful Life e tem o apoio da Embaixada do Brasil no Japão.

A partir do dia 30 de maio teve início a venda de produtos brasileiros em sete lojas de departamento da rede Sogo & Seibu das marcas Osklen, Farm, Cia Marítima, Melissa, Havaianas, Colcci e Hope, que dividem prateleiras com outras grifes como Karin Feller, Cecília Prado, Cervera e João Sebastião. Na parte de alimentos, o destaque vai para bebidas como Amazonia Beer e Guaraná Antarctica, entre outros. Em um terraço da loja principal em Tóquio, Seibu Ikebukuro, foi instalado um espaço onde os visitantes podem experimentar bebida e comida brasileira.

 

Na primeira semana de junho, artigos nacionais foram comercializados na loja de departamento de uma das mais influentes redes do Japão, a Isetan de Tóquio. Entre eles itens de marcas como Penalty, Francesca Romana Diana, chocolates Amma e vinho Pizzato, obras de Maurício de Sousa e Ayrton Senna.

Para que essas mercadorias chegassem ao Japão, Apex e Ikemitsu promoveram uma série de missões com vindas de potenciais compradores japoneses ao Brasil. Este tipo de investimento faz parte das estratégias de promoção de exportações promovidas pela agência para atrair empresários estrangeiros ao país e fomentar a comercialização de seus produtos e serviços pelo mundo, informa o órgão. Quatro representantes da Isetan negociaram com 24 marcas brasileiras um valor em torno de US$ 7,5 milhões em expectativas de negócios para os próximos 12 meses. Ao longo dos próximos cinco meses há outras ações previstas dentro do projeto com o intuito de manter o Brasil ao alcance do público japonês. Uma série de produtos alimentícios serão comercializados em seis redes e centenas de supermercados japoneses. Além disso, em agosto, a Embaixada do Brasil promove a Brazilian Food Exhibition, evento de uma semana para promoção das novas tendências em consumo brasileiras para compradores e formadores de opinião locais.